Arte, formação e transformação na trajetória de três artistas brasileiros contemporâneos

Autores

  • Regina Johas DEART/UFRN
  • Jorge Menna Barreto Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Graziela Kunsch Artista
  • Fábio Tremonte ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.34032

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Arte educação, Arte em contexto, artivismo

Resumo

Arte, formação e transformação são as linhas de fuga das entrevistas realizadas a três artistas brasileiros contemporâneos: Jorge Menna Barreto, Graziela Kunsch e Fábio Tremonte. A obra de Jorge Menna Barreto desenha possibilidades para respondermos essa pergunta. Instaurando-se nas fronteiras entre arte e vida, seus projetos, entrelaçados com uma forte vocação educativa, tratam o pensamento poético e artístico a partir das noções de diversidade e florestidade. O caráter formador e transformador da arte é também determinante para a artista, ativista, professora e pesquisadora Graziela Kunsch. Sua produção relaciona-se intimamente com contextos político-sociais e permite refletir sobre as possibilidades de se aportar mudanças à sociedade, uma vez que promove questionamentos capazes de incitar transformações sociais. Fábio Tremonte fala de suas proposições artísticas e de um “fazer-junto” em tempos de pandemia. Partindo da sua experiência prévia da Escola da Floresta, em que propõe uma ecologia de saberes como contraponto ao domínio epistemológico vindo do norte, o artista explica seus novos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Johas, DEART/UFRN

Artista visual e pesquisadora. Pós-doutorado (UNESP- 2019-2020). Doutora (2004) e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes/USP, graduada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especializada em História da Arte pela Universidade de Colônia, Alemanha. Professora adjunta em regime de dedicação exclusiva no DEART/UFRN.

Jorge Menna Barreto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Artista e professor adjunto no Departamento de Linguagens Artísticas do Instituto de Artes da UERJ desde abril de 2015.

Graziela Kunsch, Artista

São Paulo, 1979. Artista, educadora, mãe. Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Fábio Tremonte, ECA-USP

Artista, educador e pesquisador. Doutorando em Artes Visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Junta gente para fazer junto na cozinha, na escola, na pista de dança. Prefere escrever em portunhol.

Referências

Conferir texto completo.

Downloads

Publicado

24-01-2021

Como Citar

Johas, R., Menna Barreto, J. ., Kunsch, G. ., & Tremonte, F. . (2021). Arte, formação e transformação na trajetória de três artistas brasileiros contemporâneos. Revista Farol, 16(23), 114–152. https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.34032

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)