Encontros alegres na arte da performance

Autores

  • Heloísa Helena Pacheco de Sousa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40812

Palavras-chave:

estética relacional, dissenso, afetos alegres, arte da performance

Resumo

Considerando a sugestão de uma estética relacional para pensar obras que surgem após as vanguardas, estamos diante de proposições interativas que apresentam a relação como experiência fundante da obra. Essa análise é confrontada com algumas críticas que problematizam a qualidade democrática pressuposta nas interações sugeridas, quando estas desconsideram os dissensos entre os sujeitos envolvidos. Compreendendo o campo relacional como derivado dos encontros, sugiro considerarmos os afetos alegres advindos dessas interações, suas dimensões éticas e urgências políticas.

Biografia do Autor

  • Heloísa Helena Pacheco de Sousa, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Artes Cênicas. Desenvolve pesquisas e práticas em moda, montagem de figurinos, composições de visualidades para a cena contemporânea, direção teatral e artes performativas.

Referências

AZEVEDO, Lívia. Ética da Alegria e do Encontro: Diálogos entre Deleuze e Espinosa. Revista O Manguezal, v. 1, n. 2. 2018.

BISHOP, Claire. Antagonism and Relational Aesthetics. In October Magazine, Ltd. and Massachusetts Institute of Technology. 2004.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

COHEN, Renato. A Arte da Performance. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

FABIÃO, Eleonora. Ações. Rio de Janeiro: Itaú Cultural, 2015.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

Downloads

Publicado

15-06-2022

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar