Encontros alegres na arte da performance

Auteurs

  • Heloísa Helena Pacheco de Sousa Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40812

Mots-clés :

estética relacional, dissenso, afetos alegres, arte da performance

Résumé

Esta comunicação analisa Olvido (1987-1989), obra em que Cildo Meireles aborda a dizimação indígena a partir do sonoro (SCHAFER, 2011), da visualidade e também do olfato, destacando o impacto da colonização nas Américas. Recorremos a arquivos do MoMA, do acervo Memória Lage e a uma entrevista que realizamos com o artista (2020). Problematizamos como a vida dos povos originários era valorizada nos processos coloniais, destacando a fricção entre a cultura branca-europeia e a cosmogonia indígena.

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Biographie de l'auteur

Heloísa Helena Pacheco de Sousa, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Artes Cênicas. Desenvolve pesquisas e práticas em moda, montagem de figurinos, composições de visualidades para a cena contemporânea, direção teatral e artes performativas.

Références

AZEVEDO, Lívia. Ética da Alegria e do Encontro: Diálogos entre Deleuze e Espinosa. Revista O Manguezal, v. 1, n. 2. 2018.

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LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

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Publiée

15-06-2022

Comment citer

Sousa, H. H. P. de. (2022). Encontros alegres na arte da performance. Farol, 18(26), 37–42. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40812

Numéro

Rubrique

Seção Temática