A animação digital como dispositivo de captação imagética

animação digital como dispositivo de captação imagética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.42917

Palavras-chave:

Animação digital, Documentário animado., Dispositivo visual., Tecnologia digital., Cinema híbrido.

Resumo

O documentário animado, uma forma de cinema que utiliza recursos de animação digital para contar histórias íntimas e envolventes, tem ganhado destaque em festivais de cinema e se destacado em premiações. Obras como Flee (2021) de Jonas Rasmussen e Valsa com Bashir (2008) de Ari Folman exemplificam essa tendência recente, explorando histórias pessoais e eventos marcantes por meio da animação. Esses filmes são apenas alguns exemplos de como o documentário animado está redefinindo o cenário audiovisual contemporâneo, misturando duas linguagens que até então pareciam que não se comunicavam muito bem e estimulando reflexões sobre os conceitos de documentário e animação em relação à representação do real.

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Biografia do Autor

Natacha de Souza, UFES/FAPES

Artista e animadora digital, Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-Brasil) e atualmente é mestranda em Artes, na linha Interartes e Novas Mídias do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES, como bolsista pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Espírito Santo FAPES/Brasil, na qual investiga os processos de criação na Concept Art em animações digitais e seus desdobramentos no campo da arte.

David Ruiz Torres, DTAM-UFES

Professor do Departamento de Teoria da Arte e Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil). Doutor em Artes (2013) pela Universidade de Granada (Espanha), suas linhas de pesquisa se concentram no uso de tecnologias digitais nos campos da museologia, do patrimônio histórico e da criação artística contemporânea. Entre suas publicações mais destacadas relacionadas ao assunto estão La Realidad aumentada y su aplicación en el Patrimonio Cultural, da Editorial Trea (2013), e o Focus del Anuario de Cultura Digital 2017, da Acción Cultural Española - El uso de tecnologías digitales en la conservación, análisis y difusión del patrimonio cultural.

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Publicado

20-02-2024

Como Citar

Souza, N. de, & Torres, D. R. (2024). A animação digital como dispositivo de captação imagética: animação digital como dispositivo de captação imagética. Revista Farol, 19(29), 185–200. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.42917

Edição

Seção

Artigos