Jovens pesquisadores/artistas/professores
protagonismos a partir da universidade
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43998Palavras-chave:
Arte decolonial, Arte Contemporânea, Juventudes, Ensino da Arte , UniversidadeResumo
Este artigo consiste em um relato da Conferência Jovens pesquisadores/artistas/professores realizada no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. A mesa dá voz à potência dos estudantes com a participação de finalistas e egressos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Ufes: Jaíne Muniz, Matheusa Moreira, Geisa da Silva e Henrique Tavares. Os quatro palestrantes trouxeram relatos de experiências, evidenciando o entrelaçamento da vivência na Ufes e práticas no circuito da arte, em escolas e na educação não escolar. Todas as trajetórias são pautadas na construção de protagonismos sob um viés decolonial (na compreensão de Grada Kilomba), articulados como uma resposta à gritante desigualdade de representatividade de minorias dentro do campo da arte.
Downloads
Referências
ANJOS, Moacir dos. Arte brasileira e crise da representação. In: PESSOA, Fernando (org.). Encontros com a Arte Contemporânea. Vila Velha, ES: Museu Vale, 2018.
ARAÚJO, Aldevane de Almeida. Educação decolonial e antirracista: a importância do pensamento fanoniano. Revista Eletrônica Discente História, Cachoeira, v. 7, n. 14. CAHL, UFRB, 2020, pp. 241-255.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MOREIRA, Matheusa. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte.Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. de 2023.
MOREIRA, Matheusa. Objeto não identificado. [Texto sobre o vídeo apresentado na disciplina Vídeo 1, ministrada pela Profa. Ananda Carvalho]. 2022.
MORESCHI, Bruno. A História d_ Arte. [panfleto com resultados de pesquisa]. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em :<https://brunomoreschi.com/Historia-da-_rte>. Acesso em: 06 mai 2023.
MUNIZ, Jaíne. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. 2023a.
MUNIZ, Jaíne. Chamado à Não-humanidade. 2023b. Disponível em: <https://naohumana.wixsite.com/jainemuniz/chamado-%C3%A0-n%C3%A3o-humanidade>. Acesso em: 19 set. 2023.
MUNIZ, Jaíne. quantas vezes quis morrer quando não pude falar?. 2019. Disponível em: <https://naohumana.wixsite.com/jainemuniz/quantas-vezes-quis-morrer>. Acesso em: 19 set. 2023.
ROSA, Tatiana Gomes. Arte como caminho de busca para a humanidade negada: Ku Sanga como estratégia para me reelaborar nessa existência. In: ALVES, Lindomberto Ferreira; RAMOS, Phoebe Degobi. Arte | Ética | Crítica | Escritura: que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história - Tomo I. Vitória-ES: Ed. dos Autores, 2023.
SILVA, Geisa da. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. 2023.
TAVARES, Henrique. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 de Agosto de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ananda Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.