Jovens pesquisadores/artistas/professores

protagonismos a partir da universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43998

Palavras-chave:

Arte decolonial, Arte Contemporânea, Juventudes, Ensino da Arte , Universidade

Resumo

Este artigo consiste em um relato da Conferência Jovens pesquisadores/artistas/professores realizada no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. A mesa dá voz à potência dos estudantes com a participação de finalistas e egressos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Ufes: Jaíne Muniz, Matheusa Moreira, Geisa da Silva e Henrique Tavares. Os quatro palestrantes trouxeram relatos de experiências, evidenciando o entrelaçamento da vivência na Ufes e práticas no circuito da arte, em escolas e na educação não escolar. Todas as trajetórias são pautadas na construção de protagonismos sob um viés decolonial (na compreensão de Grada Kilomba), articulados como uma resposta à gritante desigualdade de representatividade de minorias dentro do campo da arte.

Biografia do Autor

  • Ananda Carvalho, UFES

    Professora Adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e curadora; doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente, realiza pós-doutorado em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF. Sua área de pesquisa concentra-se na arte contemporânea com ênfase em curadoria, histórias e processos de criação de exposições. É coordenadora da Plataforma de Curadoria [que engloba as atividades do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES)]. Coordenou a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu-Ufes) e a Galeria de Arte e Pesquisa (GAP-Ufes). Sua pesquisa de doutorado (com apoio de bolsa CNPq) enfocou os procedimentos curatoriais em exposições de arte contemporânea. Em sua pesquisa de mestrado (com o apoio de bolsa CNPq) estudou produções brasileiras contemporâneas que incorporam as confluências entre documentário e videoarte. Desde 2009, escreve, pesquisa e produz curadorias contempladas por editais de instituições públicas e privadas, em galerias comerciais e em espaços independentes. Entre suas curadorias destacam-se Mulheres Artistas no Acervo da Ufes (Gaeu, 2023), Impermanência (Casa Porto das Artes Plásticas, Vitória-ES, 2021) e Instauração (Sesc Belenzinho, SP, 2017). Desenvolveu acompanhamento crítico de projetos em diversas instituições (como Paço das Artes e MIS-SP) e foi crítica convidada do projeto A HISTÓRIA DA _RTE (Rumos Itaú Cultural, 2015-2016)

Referências

ANJOS, Moacir dos. Arte brasileira e crise da representação. In: PESSOA, Fernando (org.). Encontros com a Arte Contemporânea. Vila Velha, ES: Museu Vale, 2018.

ARAÚJO, Aldevane de Almeida. Educação decolonial e antirracista: a importância do pensamento fanoniano. Revista Eletrônica Discente História, Cachoeira, v. 7, n. 14. CAHL, UFRB, 2020, pp. 241-255.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MOREIRA, Matheusa. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte.Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. de 2023.

MOREIRA, Matheusa. Objeto não identificado. [Texto sobre o vídeo apresentado na disciplina Vídeo 1, ministrada pela Profa. Ananda Carvalho]. 2022.

MORESCHI, Bruno. A História d_ Arte. [panfleto com resultados de pesquisa]. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em :<https://brunomoreschi.com/Historia-da-_rte>. Acesso em: 06 mai 2023.

MUNIZ, Jaíne. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. 2023a.

MUNIZ, Jaíne. Chamado à Não-humanidade. 2023b. Disponível em: <https://naohumana.wixsite.com/jainemuniz/chamado-%C3%A0-n%C3%A3o-humanidade>. Acesso em: 19 set. 2023.

MUNIZ, Jaíne. quantas vezes quis morrer quando não pude falar?. 2019. Disponível em: <https://naohumana.wixsite.com/jainemuniz/quantas-vezes-quis-morrer>. Acesso em: 19 set. 2023.

ROSA, Tatiana Gomes. Arte como caminho de busca para a humanidade negada: Ku Sanga como estratégia para me reelaborar nessa existência. In: ALVES, Lindomberto Ferreira; RAMOS, Phoebe Degobi. Arte | Ética | Crítica | Escritura: que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história - Tomo I. Vitória-ES: Ed. dos Autores, 2023.

SILVA, Geisa da. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. 2023.

TAVARES, Henrique. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 de Agosto de 2023.

Downloads

Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar

Jovens pesquisadores/artistas/professores: protagonismos a partir da universidade. (2024). Farol, 20(30), 57-70. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43998