Jovens pesquisadores/artistas/professores

protagonismos a partir da universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43998

Palavras-chave:

Arte decolonial, Arte Contemporânea, Juventudes, Ensino da Arte , Universidade

Resumo

Este artigo consiste em um relato da Conferência Jovens pesquisadores/artistas/professores realizada no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. A mesa dá voz à potência dos estudantes com a participação de finalistas e egressos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Ufes: Jaíne Muniz, Matheusa Moreira, Geisa da Silva e Henrique Tavares. Os quatro palestrantes trouxeram relatos de experiências, evidenciando o entrelaçamento da vivência na Ufes e práticas no circuito da arte, em escolas e na educação não escolar. Todas as trajetórias são pautadas na construção de protagonismos sob um viés decolonial (na compreensão de Grada Kilomba), articulados como uma resposta à gritante desigualdade de representatividade de minorias dentro do campo da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda Carvalho, UFES

Professora Adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e curadora; doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente, realiza pós-doutorado em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF. Sua área de pesquisa concentra-se na arte contemporânea com ênfase em curadoria, histórias e processos de criação de exposições. É coordenadora da Plataforma de Curadoria [que engloba as atividades do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES)]. Coordenou a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu-Ufes) e a Galeria de Arte e Pesquisa (GAP-Ufes). Sua pesquisa de doutorado (com apoio de bolsa CNPq) enfocou os procedimentos curatoriais em exposições de arte contemporânea. Em sua pesquisa de mestrado (com o apoio de bolsa CNPq) estudou produções brasileiras contemporâneas que incorporam as confluências entre documentário e videoarte. Desde 2009, escreve, pesquisa e produz curadorias contempladas por editais de instituições públicas e privadas, em galerias comerciais e em espaços independentes. Entre suas curadorias destacam-se Mulheres Artistas no Acervo da Ufes (Gaeu, 2023), Impermanência (Casa Porto das Artes Plásticas, Vitória-ES, 2021) e Instauração (Sesc Belenzinho, SP, 2017). Desenvolveu acompanhamento crítico de projetos em diversas instituições (como Paço das Artes e MIS-SP) e foi crítica convidada do projeto A HISTÓRIA DA _RTE (Rumos Itaú Cultural, 2015-2016)

Referências

ANJOS, Moacir dos. Arte brasileira e crise da representação. In: PESSOA, Fernando (org.). Encontros com a Arte Contemporânea. Vila Velha, ES: Museu Vale, 2018.

ARAÚJO, Aldevane de Almeida. Educação decolonial e antirracista: a importância do pensamento fanoniano. Revista Eletrônica Discente História, Cachoeira, v. 7, n. 14. CAHL, UFRB, 2020, pp. 241-255.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MOREIRA, Matheusa. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte.Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. de 2023.

MOREIRA, Matheusa. Objeto não identificado. [Texto sobre o vídeo apresentado na disciplina Vídeo 1, ministrada pela Profa. Ananda Carvalho]. 2022.

MORESCHI, Bruno. A História d_ Arte. [panfleto com resultados de pesquisa]. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em :<https://brunomoreschi.com/Historia-da-_rte>. Acesso em: 06 mai 2023.

MUNIZ, Jaíne. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. 2023a.

MUNIZ, Jaíne. Chamado à Não-humanidade. 2023b. Disponível em: <https://naohumana.wixsite.com/jainemuniz/chamado-%C3%A0-n%C3%A3o-humanidade>. Acesso em: 19 set. 2023.

MUNIZ, Jaíne. quantas vezes quis morrer quando não pude falar?. 2019. Disponível em: <https://naohumana.wixsite.com/jainemuniz/quantas-vezes-quis-morrer>. Acesso em: 19 set. 2023.

ROSA, Tatiana Gomes. Arte como caminho de busca para a humanidade negada: Ku Sanga como estratégia para me reelaborar nessa existência. In: ALVES, Lindomberto Ferreira; RAMOS, Phoebe Degobi. Arte | Ética | Crítica | Escritura: que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história - Tomo I. Vitória-ES: Ed. dos Autores, 2023.

SILVA, Geisa da. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 ago. 2023.

TAVARES, Henrique. Jovens Pesquisadores/Artistas/Professores. 3a. Conferência no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 31 de Agosto de 2023.

Downloads

Publicado

27-08-2024

Como Citar

Carvalho, A. (2024). Jovens pesquisadores/artistas/professores: protagonismos a partir da universidade. Farol, 20(30), 57–70. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43998

Edição

Seção

Seção Temática