Educação Artística

investigação e desobediência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44004

Palavras-chave:

catástrofe ecológica, descalabro social, diferencialidade, esperança

Resumo

 No tempo de iminente catástrofe ecológica e social, onde a humanidade caminha para a sua aniquilação, perante o poder hegemónico que o Ocidente torna globalizado, não é mais admissível que se encare, onde quer que se esteja, a Educação Artística, a Arte e o Ensino Artístico como despreocupado com o porvir_comum. Estabelecer como conduta a promoção de uma vinculação performativa a toda a atividade diferenciadora que se mova, torna-se, por imperativo, o caminho da lucidez que alimenta a esperança por um novo devir.

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Biografia do Autor

José Carlos de Paiva, i2ADS/ FBAUP

Professor Emérito da Universidade do Porto. Professor Aposentado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (Departamento de Desenho – Educação Artística). Doutorado em ‘Pintura’, Mestre em ‘Arte Multimédia’ e Licenciado em ‘Artes Plásticas – Pintura’ pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes. Investigador Integrado no i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), pertencente à sua Direcção e Comissão Científica. Coordena o Programa de Investigação “Interculturalidade e Sociedade” e é membro fundador do ‘IDENTIDADES_Colectivo de Acção e Investigação’ (ID_CAI). Envolvimento anticolonial em ações interculturais, científicas, artísticas e culturais com comunidades no Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. ------- Born in Oporto in 1950.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Paiva, J. C. de. (2024). Educação Artística: investigação e desobediência. Farol, 20(30), 33–42. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44004

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Seção

Seção Temática