Por uma crise da imagem, agora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44008

Palavras-chave:

arte contemporânea, pesquisa, exposição

Resumo

Neste texto, volta-se para a relação entre imagem, cultura e identidade, ao elaborar as formas como a imagem influencia a construção de imaginários sociais e como ela pode sustentar ou se opor às estruturas de poder. Desta forma, desafia a narrativa da imagem idealizada, que muitas vezes exclui os sujeitos subalternizados e racializados. Reforça a provocação de contestar e interromper as estruturas de representação que regulam os corpos e as subjetividades, reafirmando a necessidade de uma tomada decolonial da cultura e da história. O texto quer revisar a complexidade da representação, confrontando as imagens de regulação dos corpos e subjetividades, enquanto explora a dessemelhança e os estigmas culturais associados a elas.

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Biografia do Autor

Nicolas Oliveira Soares, Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)

Mestre em Artes (UFES), Artista, pesquisador, curador e gestor cultural. Sua pesquisa se concentra na representação do íntimo sobre a percepção dos corpos através da imagem técnica e nas manifestações da subjetividade na arte contemporânea, abordando questões relacionadas à homossexualidade, à racialidade e às políticas do afeto. Coordenador da Galeria Homero Massena (2019 a 2022). Diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (2022 - atual).

Referências

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Soares, N. O. (2024). Por uma crise da imagem, agora. Farol, 20(30), 145–153. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44008

Edição

Seção

Seção Temática