Montando com imagens de arquivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i31.46514

Palavras-chave:

montagem, cinema, imagens de arquivo, regimes de montagem

Resumo

A montagem audiovisual é, sem dúvida, um dos procedimentos mais específicos do cinema. Não só do cinema, mas de outros dispositivos da arte visual em geral. Nas obras prontas, suas formas de encadeamento, objetivos de seleção e princípios organizativos dos materiais imagéticos e sonoros dizem muito do sujeito do discurso. Filmes realizados na América Latina nos interessam em especial e, para este estudo, escolhemos “Baile perfumado” (1997), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, “La última huella” (2001), de Paola Castillo, “A paixão de JL” (2015), de Carlos Nader, e “EAMI” (2022), de Paz Encina. O objetivo é estudar e apresentar um dos regimes de montagem audiovisual possíveis para observar como as imagens de arquivo escolhidas trabalham entrelaçadas aos materiais produzidos por seus autores. A este regime de montagem chamaremos de “montagem com imagens de arquivos”.

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Biografia do Autor

Virginia Osorio Flores, Universidade da Integração Latino Americana

Possui graduação em Desenho Industrial Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Multimeios pela Unicamp (2013).

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Publicado

28-12-2024

Como Citar

Flores, V. O. (2024). Montando com imagens de arquivo. Farol, 20(31), 185–203. https://doi.org/10.47456/rf.v20i31.46514

Edição

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Artigos