FRONTEIRA: ARTE: DOIS MUNDOS: projetos de arte de Alfredo Jaar e Judi Werthein entre América Latina e os Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i9.11363Abstract
O globo encolhe para aqueles que o pos-
suem; para os desalojados ou despossuídos,
os migrantes ou refugiados, nenhuma
distância é mais aterradora que os poucos
metros da travessia da fronteira.
Homi K. Bhabha, Double Visions
(Bhabha, Homi, Double Visions, 1992, p.88.)
O século XX testemunhou um aumento exponencial das desigualdades entre nações em seus diferentes estágios de desenvolvimento. As discrepâncias no domínio das tecnologias têm propiciado diferentes percepções do tempo, situação em que, enquanto para algumas nações descortina-se o futuro, outras parecem sentenciadas a permanecer atadas a um passado sem fim. Em julho de 1969, quando os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin "caminhavam" na superfície da Lua, traçando passos emblemáticos que pareciam inaugurar a pós-modernidade, enormes parcelas da população mundial peregrinavam pelos rincões do planeta em condições de vida que remontam a tempos ancestrais. Em 2001, ano fixado pelo cineasta Stanley Kubrick para a chegada do futuro, a grandeza de linhas telefônicas instaladas nos países desenvolvidos correspondia a 121,1 linhas para cada 100 habitantes; enquanto isso, em alguns países africanos, tais como Nigéria e República Democrática do Congo, a relação era de menos de duas linhas para cada 1.000 habitantes. Ainda no plano da circulação da informação e das comunicações, em outro ano emblemático - 1984, a cidade de Tóquio tinha mais linhas telefônicas instaladas que todo o continente africano. [...]Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
31-10-2015
How to Cite
Oliveira, L. S. de. (2015). FRONTEIRA: ARTE: DOIS MUNDOS: projetos de arte de Alfredo Jaar e Judi Werthein entre América Latina e os Estados Unidos. Farol, 9(9), 67–76. https://doi.org/10.47456/rf.v1i9.11363
Issue
Section
Artigos
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.