O duplo e seus significados: o espectador como "participador"
Abstract
Em "Esquema Geral da Nova Objetividade", texto que escreve para o catalogo da mostra Nova objetividade brasileira, realizada em 1967 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Hélio Oiticica discorre sobre as "múltiplas tendências" vanguardistas em curso no Rio de Janeiro e em São Paulo, buscando identificar suas principais características a partir da analise dos "esforços criadores individuais". Seriam elas: 1. vontade construtiva geral; 2. tendência para o objeto ao ser negado e superado o quadro de cavalete; 3. participação do espectador (corporal, táctil, visual, semântica...); 4. abordagem e tomada de posição em relação a problemas políticos, sociais e éticos; 5. tendência para proposições coletivas e 6. ressurgimento e novas formulações do conceito de antiarte. [...]Downloads
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Published
16-11-2015
How to Cite
Couto, M. de F. M. (2015). O duplo e seus significados: o espectador como "participador". Farol, 1(7), 15–23. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11461
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