Montagem e efeito filme na narrativa fotográfica "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.13252Keywords:
Alfredo Nicolaiewsky, Fotografia, Filme, Montagem, NarrativaAbstract
O presente texto apresenta uma leitura da obra "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky. A partir de depoimentos do artista e dos conceitos “efeito filme”, de Philippe Dubois; “mestiçagem”, de Icleia Cattani; e “montagem dialética e montagem simbólica”, de Jacques Rancière, procurou-se entender como a montagem com justaposição de fotografias, realizada a partir da apropriação de cenas de filmes disponíveis na internet, resulta em uma narrativa aberta.
Downloads
References
CATTANI, Icleia Borsa (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
DUBOIS, Philippe. Efeito filme: figuras, matérias e formas do cinema na fotografia, In: SANTOS, Alexandre; DOS SANTOS, Maria Ivone (Org.). A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004. p.230-258.
EISENSTEIN, Serguei. Montage is conflict/1929/. In: THE CINEMATIC, Documents of Contemporary Art. Londres: Whitechapel Gallery, 2007. p. 30-32.
FARIAS, Agnaldo (Org). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Pensamento Crítico).
NICOLAIEWSKY, Alfredo. Depoimento em Documentário - Pintura, da matéria à representação - Alfredo Nicolaiewsky - Parte 11. Fundação Vera Chaves Barcellos, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UPiR1yGZZ74>. Acesso em: 10 se. 2019.
___ Relatório final Pós-Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2016.
___ De película: narrativas fotográficas de Vera Chaves Barcellos. Lisboa: Universidade de Lisboa, Congresso CSO. Revista Estúdio, 2012. v. 3, n. 5, p. 316-320. ISSN 1647-6158.
___ Alfredo Nicolaiewsky e a Ira de Deus: suas prequelas e sequelas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2017.
NINO, Maria do Carmo. Narrativas sequenciais na fotografia. Graphos, v. 9, n.1, Jan./Jul. 2007.
RANCIÈRE, Jaques. O destino das imagens. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.