Montagem e efeito filme na narrativa fotográfica "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.13252

Mots-clés :

Alfredo Nicolaiewsky, Fotografia, Filme, Montagem, Narrativa

Résumé

O presente texto apresenta uma leitura da obra "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky. A partir de depoimentos do artista e dos conceitos “efeito filme”, de Philippe Dubois; “mestiçagem”, de Icleia Cattani; e “montagem dialética e montagem simbólica”, de Jacques Rancière, procurou-se entender como a montagem com justaposição de fotografias, realizada a partir da apropriação de cenas de filmes disponíveis na internet, resulta em uma narrativa aberta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Elaine Athayde Alves Tedesco, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFRGS

Doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Artista plástica com produção em fotografia, instalação e videoperformance. É professora adjunta no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua junto ao Departamento de Artes Visuais na área de fotografia e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Références

CATTANI, Icleia Borsa (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

DUBOIS, Philippe. Efeito filme: figuras, matérias e formas do cinema na fotografia, In: SANTOS, Alexandre; DOS SANTOS, Maria Ivone (Org.). A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004. p.230-258.

EISENSTEIN, Serguei. Montage is conflict/1929/. In: THE CINEMATIC, Documents of Contemporary Art. Londres: Whitechapel Gallery, 2007. p. 30-32.

FARIAS, Agnaldo (Org). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Pensamento Crítico).

NICOLAIEWSKY, Alfredo. Depoimento em Documentário - Pintura, da matéria à representação - Alfredo Nicolaiewsky - Parte 11. Fundação Vera Chaves Barcellos, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UPiR1yGZZ74>. Acesso em: 10 se. 2019.

___ Relatório final Pós-Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2016.

___ De película: narrativas fotográficas de Vera Chaves Barcellos. Lisboa: Universidade de Lisboa, Congresso CSO. Revista Estúdio, 2012. v. 3, n. 5, p. 316-320. ISSN 1647-6158.

___ Alfredo Nicolaiewsky e a Ira de Deus: suas prequelas e sequelas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2017.

NINO, Maria do Carmo. Narrativas sequenciais na fotografia. Graphos, v. 9, n.1, Jan./Jul. 2007.

RANCIÈRE, Jaques. O destino das imagens. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.

Téléchargements

Publiée

26-10-2020

Comment citer

Tedesco, E. A. A. (2020). Montagem e efeito filme na narrativa fotográfica "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky. Farol, 16(22), 154–162. https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.13252

Numéro

Rubrique

Artigos