Computador-atelier como agenciamento maquínico
análise sobre o processo de criação da artista multimídia Liana Timm
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.31234Keywords:
Artista X, processo de criação, computador-atelier, agenciamento maquínicoAbstract
Este artigo surge de uma pesquisa de doutorado que buscou analisar o processo de criação da artista multimídia X que utiliza o computador como atelier para sua produção artística. Utilizou-se a cartografia como metodologia de pesquisa, por esta privilegiar o acompanhamento do processo de criação. O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação híbrida do agenciamento homem-máquina, entendendo a mesma como potência maquínica. Busca-se, portanto, demonstrar a potência política de maquinar a máquina, na criação de novos devires.
Downloads
References
CAPISANI, Dulcimira. As ações artísticas nos percursos hipermidiáticos da rede internet e do cd-rom. In: CAPISANI, Dulcimira (org.) Educação e arte no mundo digital. Campo Grande: Editora AEAD/UFMS, 2000.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.
___. Mil Plâtos: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, V. 1, 2007, 93p.
___. Mil Plâtos: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, V. 5, 2007b, 235p.
___. Mil Plâtos: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, V. 3, 2004.
FLECK, Lenira. Poética dos mínimos detalhes. In: KLINTOWITZ, Jacob; FLECK, Lenira (org.). O dia em que o sonho visitou o sol. Porto Alegre: Território das Artes, 2009, 103p.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
GUATTARI, Félix. Heterogênese. In: GUATTARI, F. (org.) Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2008, 203p.
___. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André (org.) Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008b.
LÉVY, Pierre. Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 203p.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. Revista eletrônica e-compós. Edição 1, dezembro de 2004.
___. Repensando Flusser e as imagens técnicas. Ensaio apresentado no evento Arte em la Era Electrónica- perspectivas de una nueva estética, Barcelona, 1997. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/82634/mod_resource/content/1/MACHADO%2C%20ARLINDO.%20REPENSANDO%20FLUSSER%20E%20AS%20IMAGENS%20T%C3%89CNICAS.pdf Acesso em 24/03/14.
PASSOS, Eduardo. A relação entre cognição e artifício no contemporâneo: os limites do humano. In: KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Sílvia; PASSOS, Eduardo (org.). Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PLAZA, Julio. As imagens de terceira geração, tecno-poéticas. In: PARENTE, André (org.) Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008.
REY, Sandra. Cruzamentos entre o real e o impossível: transversalidades entre o “isso foi” da fotografia de base química e o “isso pode ser” da imagem numérica. Revista Porto Arte: Porto Alegre, v.13, n.22, maio de 2005.
ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade fronteiras com a ética e a cultura. Disponível em <http://caosmose.net/suelyrolnik/textos/sujeticabourdieu.doc> Acesso em: 25/06/2012.
___. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora UFRGS, 2006. 248p.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2005. 127p.
SILVA, André do Eirado. Maquinar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do. MARASCHIN, Cleci.(orgs.) Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.