Quilombo, território e patrimônio cultural
a visão de duas lideranças
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35641Keywords:
Quilombos, Cultura, Patrimônio, Território, Lideranças.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar as concepções de duas lideranças quilombolas da comunidade de Retiro, Santa Leopoldina (ES), sobre as lutas pelos direitos ao território e ao patrimônio cultural. A proposta surgiu das pesquisas realizadas pelo projeto Africanidades Transatlânticas e para a elaboração da dissertação de mestrado de uma das pesquisadoras, que atuou como colaboradora no presente projeto. Para tanto, foram realizadas entrevistas de narrativas de vida sobre as trajetórias de escolarização de quilombolas que concluíram o curso universitário e seus pontos de vista sobre os direitos da comunidade.
Downloads
References
ARRUTI, Jose Mauricio P. Andion. “Etnias Federais”: O processo de identificação de “remanescentes” indígenas e quilombolas no Baixo São Francisco. Tese (Doutorado). Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional- PPGAS, 2002.
BARTH, Fredrik. O Guru, o iniciador e outras variações antropológicas. R J: Contra Capa, 2000.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Edufrn: Natal, 2010.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. 19 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2002.
______. Presidência da República. Decreto 4.887 de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasilia, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4887.htm. Acesso em 29/11/2019.
_______. Presidência da República. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf. Acesso em 29/11/2019.
CANDAU, Jorge. Memória e identidade. São Paulo: Ed. Contexto. O jogo social da memória: fundar e construir. P. 137-157. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/0B_1OdA0uyUV_bmtUX2tVVXRPejA.
COUTINHO, Ananda Bermudes. A produção do território quilombola de Retiro e o papel dos atores externos: uma análise em questão. Tese (Doutorado). UFF: Niterói-RJ, 2016.
CUCHE, Dennys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. São Paulo, EDUSC, 2002.
LEITE, Ilka Boaventura. Terra, território e territorialidade: três dimensões necessárias ao entendimento da cidadania do negro no Brasil. In: Seminário América, 500 anos de dominação. Museu de antropologia da UFSC, 1990.
OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Projeto Político de um Território Negro: Memória, cultura e identidade quilombola em Retiro, Santa Leopoldina - ES. Ed. Milfontes, Vitória, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.