Monet, Tecnologias ópticas e Antropoceno

oscilações entre arte e ciência.

Autores/as

  • Ruy Cézar Campos Figueiredo PPGCOM-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.29115

Palabras clave:

Monet, fibra óptica, Antropoceno, impressionismo

Resumen

O artigo insere performativamente citações de Vilém Flusser sobre o vento para as relacionar com a ausência de som no vídeo A Chegada de Monet e para refletir sobre o clima contemporâneo e sua relação com o impressionista Claude Monet. Permitindo o vento atravessar o texto de maneira inusitada, apresenta-se um argumento que encara transversalmente Monet, pintor impressionista e cabo de fibra óptica que conecta a Flórida, o Ceará e São Paulo. Resulta do artigo um pensamento que envolve o clima contemporâneo, o fazer artístico e o fazer científico.

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Biografía del autor/a

Ruy Cézar Campos Figueiredo, PPGCOM-UERJ

Artista-pesquisador. Mestre em Artes, linha Artes e Processo de Criação: Poéticas Contemporâneas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018 / com apoio de bolsa da FUNCAP) e Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2015). Doutorando em Comunicação, linha Tecnologias da Comunicação e Cultura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (com apoio de bolsa CAPES). Atualmente é professor substituto no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, na subárea Artes Plásticas, Fotografia e Artes do Vídeo.

Citas

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Publicado

24-01-2021

Cómo citar

Figueiredo, R. C. C. (2021). Monet, Tecnologias ópticas e Antropoceno: oscilações entre arte e ciência. Farol, 16(23), 165–175. https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.29115

Número

Sección

Artigos