Monet, Tecnologias ópticas e Antropoceno
oscilações entre arte e ciência.
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.29115Palabras clave:
Monet, fibra óptica, Antropoceno, impressionismoResumen
O artigo insere performativamente citações de Vilém Flusser sobre o vento para as relacionar com a ausência de som no vídeo A Chegada de Monet e para refletir sobre o clima contemporâneo e sua relação com o impressionista Claude Monet. Permitindo o vento atravessar o texto de maneira inusitada, apresenta-se um argumento que encara transversalmente Monet, pintor impressionista e cabo de fibra óptica que conecta a Flórida, o Ceará e São Paulo. Resulta do artigo um pensamento que envolve o clima contemporâneo, o fazer artístico e o fazer científico.
Descargas
Citas
BUCK-MORSS, Susan. Aesthetics and Anaesthetics: Walter Benjamin’s Artwork Essay Reconsidered. October, no. 62: 3 – 41. 1992
FLUSSER, Vilém. Da ficção. O Diário, Ribeirão Preto, SP, v. 26, 1966.
___. Science. in: ARTFORUM, vol. 27. no. 4. 1988
___. A Escrita. São Paulo: Annablume. 2010.
___. Pós-História. Vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo, Duas Cidades. Reedição. São Paulo, Annablume: 1982-2011. Prefácio de Rodrigo Duarte, p. 7-18. 2011.
HEGEL, G. W. F. Aesthetics. Translated by T. M. Knox. 2 vols. New York:
Oxford University Press. 1998.
KRENAK, Ailton. Ailton Krenak. In: ENTRE (org.). 8 Reações para o Depois. 2019
SCHAPIRO, Meyer. Impressionism: reflections and perceptions. New York: Brazilier. 1976
SEITZ, William C. Claude Monet: seasons and moments. Museum of Modern Art. Nova Iorque. 1960.
MIRZOEFF, Nicholas. Visualizing the Anthropocene. Public Culture 26:2. Duke University Press. 2014.
STAROSIELSKI, Nicole. The Undersea Network. Duke University Press. 2015.
STOKES, Patricia D. Variability, Constraints and Creativity. Shedding Light on Claude Monet. American Psychologist. Vol. 56. no. 4. 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a Revista Farol autorizan su publicación en soporte físico y electrónico, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.