A Reminiscência em Arthur Bispo do Rosario
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i21.30840Palabras clave:
Arthur Bispo do Rosario, Cultura popular, Loucura, Arte, Crítica.Resumen
A produção de Arthur Bispo do Rosario é singular em suas complexidades. Este artigo investiga resquícios de uma cultura nordestina-cristã/ibero-brasileira que tenha formado a base espíritovisual – a cultura popular sergipana e a religiosidade católica – que parece compor a materialidade dos seus trabalhos. Se fez necessário enaltecer as questões biográficas referentes à vida de Bispo, desvendando a personalidade que o mesmo incute em sua produção, quando extrapola a esquizofrenia diagnosticada e mescla a memória visual da infância com uma missão delegada por vozes dentro de sua mente, para então cumpri-la até o dia de sua passagem.
Descargas
Citas
AQUINO, Ricardo. Uma imagem biografia. In: LAZARO, Wilson. Do Pitoresco ao Pontual. Rio de Janeiro: Réptil, 2012.
BARRETO FILHO, Waldir de Mello. A margem da poética. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11421> Último acesso em 10/10/2017.
CAMPOS, Marcelo. Um canto dois sertões: Bispo do Rosário e os 90 anos da Colônia Juliano Moreira. Rio de Janeiro: MBrac, Azougue Editorial, 2016.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre a arte do visível. [org. Ginette Michaud, Joana Masó e Javier Bassas] Tradução: Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: O Senhor do Labirinto. Edição Revista. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011.
MORAIS, Frederico. A reconstrução do universo segundo Arthur Bispo do Rosário. In: Registros da minha passagem pela Terra: Arthur Bispo do Rosário, 17- 25. Ex. cat., São Paulo, Brasil: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1990.
___. Frederico. Arte Além da Loucura. [org. e prefécio Flávia Corpas) 1. Ed. Rio de Janeiro: NAU: Livre Galeria, 2013.
NOVELLO, Maria. Teoria da Arte em Platão: O Conceito de Poíesis. In: 6ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2008.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a Revista Farol autorizan su publicación en soporte físico y electrónico, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.