A dimensão educativa da arte

Autores

  • Regina Johas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Stela Sanmartin PPGA-UFES/FAPES

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.34033

Resumo

Vivemos hoje num mundo tomado por incertezas: aprofundamento da desigualdade, iminência da morte, pandemia; desestabilização ambiental e dos habitats (a natureza suportará essa degradação?); presença digital versus a presencialidade (voltará a haver convivência em que os corpos possam se tocar?). E um cenário distópico de um mundo dominado por uma epistemologia dominante, apoiada em três pilares: capitalismo, colonialismo (racismo) e o patriarcado (sexismo). [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Johas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Artes pela mesma universidade (USP). Pós-Graduação em História da Arte na Univerzität zu Köln (Colônia, Alemanha). Consultora Ad Hoc Fapesp. Artista visual e pesquisadora, com ênfase em práticas artísticas voltadas ao contexto e ao endereçamento de questões sociais e culturais que convergem para o campo da arte. Coordena o projeto “Zeitgeist: estudos sobre arte em contexto” (UFRN) dedicado à análise e mapeamento da produção de arte brasileira voltada a contextos específicos.  

Stela Sanmartin, PPGA-UFES/FAPES

Stela Maris Sanmartin, graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas na FAAP (1989), Máster em Criatividade Aplicada Total pela Universidade de Santiago de Compostela (1999), Mestre em Artes pela Unicamp (2004) e Doutora em Educação pela USP (2013). Atuou 10 anos em Secretarias do Estado de São Paulo, 6 anos na Secretaria do Menor como arte educadora e supervisora e na Secretaria de Estado da Cultura, foi assistente da direção geral da Oficina Cultural Oswald de Andrade e posteriormente coordenadora da equipe técnica, responsável pelas Programações Culturais. Foi docente na FAAP de 1994 a 2014 na graduação e pós-graduação São Paulo e São José dos Campos.  Atualmente professora adjunto II e chefe do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória.

Referências

Conferir texto completo.

Downloads

Publicado

24-01-2021

Como Citar

Johas, R., & Sanmartin, S. (2021). A dimensão educativa da arte. Revista Farol, 16(23), 27–29. https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.34033

Edição

Seção

Seção Temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)