Para não esquecer

práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.41059

Palabras clave:

Narrativa, Memória, Invisibilidade, Mídias, Arte Contemporânea

Resumen

O texto versa sobre a narrativa nas práticas de artistas que trabalham com arquivo, tal como Rosângela Rennó e Éder Oliveira. Através de suas práticas, tecemos discussões acerca de camadas marginalizadas da sociedade, necropolíticas, apagamentos, identidades e apropriações de imagens. Afim de melhor compreender o uso de narrativas e arquivos, estabelecemos uma relação com os trabalhos de Hélio Oiticica e o Grupo 3NOS3. Para a reflexão trazemos conceitos de memória, arquivo, arte e violência, com base nos escritos de Walter Benjamin, Ecléa Bosi, Susan Sontag, entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everton Cardoso Leite, Universidade Federal de Pelotas

Artista visual, mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2023). Atua com ênfase em temáticas que abordam casa, literatura, memória e arte contemporânea.

Matheus Guilherme de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Artista visual, mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (2022). Investiga por meio da pintura e do desenho questões voltadas à politica, ao cotidiano, a presença, memória e aos apagamentos.

Citas

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994. p. 197 – 221.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes 2009ª

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios da psicologia social. São Paulo, SP: Atêlie Editorial, 2003.

FABRIS, Annateresa. O corpo como território do político. Revista online do grupo pesquisa em cinema e literatura. Vol. 1, n° 6, Ano VI, dezembro de 2009. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/BaleianaRede/Edicao06/2c_CorpoPolitico_imagens.pdf. Acesso em <03/08/2021>

FREITAS, Gabriela Pereira de. A poética da catástrofe na obra de Rosângela Rennó: entre real e imaginário. In: Crítica Cultural/Universidade do Sul de Santa Catarina. -v. 1, n. 1. Palhoça, SC: Ed. Unisul, 2006. Disponível em: www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/3456. Acesso em 03/08/2021.

CIDADE, Daniela Mendes (2017) 3Nós3: arte como crítica política no quotidiano urbano. Revista Gama, Estudos Artísticos. ISSN 2182-8539 e-ISSN 2182-8725. 5, (10), julho-dezembro. 112-119. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/223068/001020319.pdf?sequence=1>. Acesso em <03/08/2021>

HARRISON, Marguerite Itamar. Lamentando o Esquecimento da Memória: As Instalações Fotográficas de Rosângela Rennó. In: Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Letras e Direitos Humanos, nº. 33, 2007. p. 37-58. Disponível em: <http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/33/artigo3.pdf>. Acesso em <03/08/2021>.

MÃE, Valter Hugo. Notas incompletas sobre assuntos do tempo. In: Textos Inéditos. Curitiba, PR: Litercultura, 2014.

MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro, Cobogó. 2017.

MESTRE, Marta. “Alistamento”. [Texto curatorial da exposição homônima,] Sesc Boulevard. Belém — Pará. 2015

OLIVEIRA, Éder. “Autorretrato”. Porororca — A Amazônia, no MAR, Rio de Janeiro: MAR/ Contraponto Editora. ISBN: 978-85-64022-60-7. 2014

SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. São Paulo, Companhia das Letras. 2013 – Versão Kindle.

STRECKER, Marion. Por que homenagear bandidos. Revista Select. n° edição: 48

publicado em: ano 09, nº 48, set/out/nov 2020. Disponível em: https://www.select.art.br/por-que-homenagear-bandidos/>. Acesso em <03/08/2021>

Publicado

22-09-2023

Cómo citar

Leite, E. C., & Oliveira, M. G. de. (2023). Para não esquecer: práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira. Farol, 18(27), 57–66. https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.41059

Número

Sección

Seção Temática