O paradoxo entre criação e circulação nos trabalhos fotográficos com processos artesanais
DOI :
https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20455Résumé
Este artigo reflete sobre o processo de criação e circulação nos trabalhos fotográficos que exploram os processos artesanais de fotografia, tais como o cianótipo e o dusting on, que têm uma materialidade própria permitindo a participação do artista em todas as etapas de criação. Por outro lado, na dinâmica atual do circuito artístico essas obras precisam ser digitalizadas para circularem no meio digital e participar de alguns editais, concursos, festivais de fotografias, publicações em revistas ou nas mídias sociais. Assim, um trabalho que é caracterizado pela materialidade precisa ser transformado em arquivo digital apresentando uma situação totalmente diferente daquela na qual os trabalhos são produzidos. Como acreditamos que a obra não pode ser pensada fora de sua circulação, propomos analisar casos específicos de uma fotógrafa que desenvolve seu Mestrado na área de impressão fotográfica por contato e que assinará o artigo como co-autora.Téléchargements
Références
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Publiée
10-08-2018
Comment citer
Pfutzenreuter, E. do P., & Pinheiro, D. C. da S. (2018). O paradoxo entre criação e circulação nos trabalhos fotográficos com processos artesanais. Farol, 14(19A), 64–75. https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20455
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