Da janela à interface

Auteurs

  • Ricardo Maurício PPGA-UFES

DOI :

https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20462

Résumé

O texto evoca alguns momentos significativos dos sucessivos processos de concepção, enquadramento e captura da imagem do real a partir da arte do Renascimento, para analisar a influência das imagens técnicas na percepção e na concepção de realidades e seus reflexos na arte e na vida cotidiana. Acompanha também o percurso de transformação por que passaram a arte e as sensibilidades moderna e contemporânea em negociação e embate com as novas técnicas de produção de imagens, a partir da invenção da fotografia. Por fim, apresenta alguns trabalhos em arte que enfrentam criticamente tais situações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ricardo Maurício, PPGA-UFES

Doutor em Linguagens Visuais pelo PPGAV da Escola de Belas Artes da UFRJ, professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, ricmauz@gmail.com

Références

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_______________ . O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BAUDRILLARD, Jean. Tela total. Porto Alegre: Sulina, 2002.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os pensadores, volume XLVIII, São Paulo: Abril Cultural, 1975.
DE DUVE, Thierry. Pose et instantané, ou le paradoxe photographique. In Essais Datés –I : 1974/1986, Paris : Editions de La Diférence, 1987.
FARIAS, Agnaldo; DOS ANJOS, Moacir et al (curadores). Catálogo da 29 Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 2010.
FLUSSER, Vilém. Texto/ Imagem enquanto dinâmica do Ocidente. In: Cadernos RioArte, ano II, nº 5, 1996.
GONZAGA, Ricardo. Read Me, Ready Me: a caixa-preta do ser em tempo real. In: FERREIRA, Glória; VENÂNCIO FILHO, Paulo. (Org.). Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA - UFRJ, ano XIII, n. 13, Rio de Janeiro, 2006.
NAVARRO, Francesc. História da arte. São Paulo: Salvat, 1978.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SLIVE, Seymour. Pintura holandesa 1600 – 1800. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
TIBERGHIEN, Gilles. Land Art. New York: Princeton Architectural Press, 1995.
VAN DOESBURG, Theo. Arte Concreta. In AMARAL, Aracy; BELLUZZO, Ana Maria (org.). Projeto construtivo brasileiro na arte. Rio de Janeiro, São Paulo: Museu de Arte Moderna RJ; Pinacoteca do Estado SP, 1977.
VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: 34, 1993.

Téléchargements

Publiée

10-08-2018

Comment citer

Maurício, R. (2018). Da janela à interface. Farol, 14(19A), 134–142. https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20462

Numéro

Rubrique

Artigos