Figuras na Paisagem e Circuladô, de André Parente

Cinema, Arte e Tecnologia

Auteurs

  • Natasha Marzliak PUC-Campinas

DOI :

https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.30930

Mots-clés :

Cinema, Arte contemporânea, Novas Tecnologias, André Parente

Résumé

Na diluição das fronteiras entre as linguagens da arte e do cinema e usando sistemas de programação, André Parente cria ambientes de realidade virtual. À luz de uma ética pautada na modificação de antigos e construção de novos territórios, seu trabalho compreende conceitos e práticas que se iniciam no pré-cinema e que se alongam e se atualizam no pós-cinema. Na integralidade do dispositivo gesto do artista-obra-recepção e o conjunto de seus aspectos éticos, estéticos e poéticos, investiga-se suas práticas transmidiáticas, representadas aqui pelos trabalhos “Figuras na Paisagem” e “Circuladô”, num movimento dialético com a estética da arte, sobretudo por meio de interfaces filosóficas que operam em sistemas de redes transdisciplinares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Natasha Marzliak, PUC-Campinas

Professora de Artes Visuais da PUC-Campinas no Centro de Linguagem e Comunicação, doutora em Multimeios e Arte na UNICAMP, com sanduíche (CAPES) em Cinema e Audiovisual na Université Panthéon-Sorbonne - Paris 1, mestra em Cultura Audiovisual e Mídia, bacharel e licenciada em Artes Visuais. Como formação complementar, estudou Vídeo, Fotografia e Multimídia na École Supérieure d?Arts de Grenoble, História da Arte Moderna e Contemporânea, Literatura Francesa e Cinema Francês na Université Paul Valéry - Montpellier 3. Artista visual e pesquisadora, vem atuando nas áreas de curadoria, concepção, produção e pós-produção de projetos audiovisuais que estão nos cruzamentos da arte contemporânea com o cinema, o vídeo e as novas tecnologias.

Références

DELEUZE, Gilles. Qu'est-ce qu'un disposif? In Michel Foucault philosophe. Rencontre internationale. Paris 9, 10, 11 janvier 1988. Paris, Seuil. 1989.

___ Cinema II - Imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. Sao Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

DUBOIS, Philippe. Movimentos Improváveis: o efeito cinema na arte contemporânea. Catálogo da exposição. Rio de Janeiro : BB, 2003.

MACIEL, Katia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.

___ Entrevista para autor(a) do artigo. Rio de Janeiro, 2015.

MORSE, Margareth. Video installation art: the body, the image, and the space-in-between. In Hall, Doug e Sally Jo Fifer (org.). Illuminating Video – an Essential Guide to Video Art. New York: Aperture, 1990.

MOTTA, Débora. Visorama: um novo conceito de audiovisual. Texto sobre a exposição "Oi Futuro”, Flamengo, Rio de Janeiro, de 28/05/2010. Disponível em: http://www.faperj.br/?id=1726.2.4. Último acesso em 15 de maio de 2019.

___ A arte do observador. Revista FAMECOS (Mídia, Cultura e Tecnologia), Porto Alegre, v. 6, no 11, 1999B, p. 124-129. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3058. Acesso em: 27 maio 2019.

___ Imagens que a razão ignora: a imagem de síntese e a rede como novas dimensões comunicacionais. Revista Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, n4, 2002, p.113-123. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/1280/781. Último acesso em: 25 março 2019.

___ A forma cinema: variações e rupturas. In: MACIEL, Katia (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 23-47.

___ e CARVALHO, Victa. Entre cinema e arte contemporânea. Revista Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, no 17, pp. 27-40, jun. 2009.

___ O Visorama: dispositivo de cinema expandido, imersivo e interativo. Ci.Inf., Brasília, DF, v.43 n.3, p.15-32, set./dez. 2014A.

___ Entrevista concedida a Galeria Mamute ocasião da exposição coletiva GIRO, que ocorreu de abril a maio de 2014, sob curadoria de André Parente, 2014B

___ O Espectro Cinematográfico (2014C), Aula V: Visões panorâmicas, com André Parente (UFRJ, BRA). Curso ocorrido no Museu de Arte do Rio de Janeiro, em 2014. Disponível em: www.museudeartedorio.org.br. Último acesso em: 09 Jul. 2019.

WHEELWRIGHT, Philip. The Presocratics, Indianapolis: Bobbs- Merrill, 1960.

Téléchargements

Publiée

26-10-2020

Comment citer

Marzliak, N. (2020). Figuras na Paisagem e Circuladô, de André Parente: Cinema, Arte e Tecnologia. Farol, 16(22), 93–105. https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.30930

Numéro

Rubrique

Seção Temática