Sobre a experiência estética nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.30923Palavras-chave:
Experiência, Estética, Redes sociais, Jorge LarrosaResumo
Esta pesquisa aborda questões epistemológicas ligadas à experiência, em especial àquelas vinculadas à circulação da arte no contexto das mídias sociais. Baseados sobretudo nos estudos de Jorge Larrosa sobre o conceito de experiência, refletimos sobre as suas possíveis consequências na circulação de obras artísticas no território das mídias sociais. Como resultado, ressaltamos a dificuldade, ou mesmo a frequente impossibilidade, da realização de uma experiência estética no universo das redes sociais mais acessadas.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza (1933). In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, p. 123-128, 2012.
___. O Narrador (1936). In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, p. 213-240, 2012.
LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, p. 133-160, 2002a.
___. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002b.
___. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.
JUNQUEIRA, F. M. Arte Contemporânea: Experiências poéticas. In: XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e IV Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores, 2016, Boa Vista, p. 600-613.
TOMAZ, T.; SILVA, G. C. Repensando big data, algoritmos e comunicação: para uma crítica da neutralidade instrumental. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 31-42, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.