Modos de ser Menina

as ficções sociais na cultura visual e na escola

Autores

  • Larissa Fabricio Zanin CAR-UFES
  • Maria Tereza Aigner Menezes UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.32865

Palavras-chave:

Cultura Visual, Leitura de Imagens, Ser Menina, Beleza Feminina, educação

Resumo

Considerando a necessidade de refletir sobre as imagens que nos cercam cotidianamente e como elas constroem modos de ser e estar no mundo, o artigo apresenta reflexões sobre imagens produzidas por meninas durante uma oficina realizada em uma escola municipal do município de Vitória. Partindo do pressuposto teórico da Cultura Visual e de teóricas feministas, apresenta apontamentos sobre as ficções sociais em torno dos modos de ser menina e como essas constroem normatizações de corpos, comportamentos e práticas sociais do universo feminino, por meio das imagens. Aponta, a partir das análises das produções elaboradas por alunas do ensino fundamental, a importância de uma educação para a cultura visual de modo que as nossas práticas do ver sejam transformadas em leituras críticas e interpretativas de si e do mundo.

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Biografia do Autor

Larissa Fabricio Zanin, CAR-UFES

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e mestrado em História (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente é professor adjunto de fotografia, Tutora do Pet Conexões Cultura e Diretora do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino da Arte,  atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Arte, Fotografia, Cultura Visual

Maria Tereza Aigner Menezes, UFES

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ex - bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo com pesquisa em Identidades e Visualidades da periferia.

Referências

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Publicado

24-01-2021

Como Citar

Zanin, L. F., & Menezes, M. T. A. (2021). Modos de ser Menina: as ficções sociais na cultura visual e na escola. Revista Farol, 16(23), 71–83. https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.32865

Edição

Seção

Seção Temática

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