Das escolas para as ruas

de uma ocupação de si a uma estético-política urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i31.40100

Palavras-chave:

ocupações secundaristas, ações estético-políticas, dispositivo de subjetivação, ativismo, arte

Resumo

Propomos pensar as ocupações secundaristas como dispositivos de subjetivação-artista, pois se estabeleceram um outro modo de habitar o espaço escolar e de realizar ações urbanas. Defendemos que os estudantes reinventaram a si mesmos acionando uma estética de si ao mesmo tempo que realizaram ações urbanas por meio de procedimentos estético-políticos e performáticos, acionando modos próprios ao campo da arte de operar, embaralhando a partilha do sensível entre o que é arte e o que é ativismo.

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Biografia do Autor

Mariana Pimentel, UERJ/Coletivo 28 de Maio

Professora adjunta do Departamento de Teoria e História da Arte IART/UERJ. Atua nos Programa de Pós-Graduação em Artes/PPGArtes da UERJ e no PPGCA/UFF. Teórica-ativista do Coletivo 28 de Maio realiza ações em parceria com o professor da UFF, Jorge Vasconcellos, em espaços de arte e acadêmicos onde articulam as lutas minoritárias contemporâneas à prática da produção teórica. Realiza o procedimento Como tornar-se uma teórica-doméstica em aliança com mães artistas e acadêmicas e suas crias por meio do qual põe em cheque o caráter patriarcal e capitalista de operar desses sistemas. É co-líder do Grupo de Pesquisas CNPQ Práticas Estético-políticas na arte contemporânea. Pesquisa e escreve sobre arte contemporânea e suas relações com o ativismo minoritário.

Jorge Vasconcellos, UFF

Negro-indígena, neto de indígena Xavante aldeado e descendente de pessoa negra escravizada. Doutor em Filosofia/UFRJ. Professor Associado na Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói-RJ/Brasil, no Departamento de Artes e Estudos Culturais/RAE e no Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA-IACS-UFF. Foi Coordenador do Programa/PPGCA (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisas CNPq práticas estético-políticas na arte contemporânea. Teórico-ativista no Coletivo - de ações e práticas estéticos-políticas e procedimentos acadêmicos contrapedagógicos - 28 de Maio/C28M. É Cientista de Nosso Estado/CNE-2020 pela FAPERJ. Fez Pós-doutorado em Artes no Instituto de Artes da UERJ (2019). É Editor Científico da Revista POIÉSIS - periódico do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA-UUF (Qualis A1).

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Publicado

28-12-2024

Como Citar

Pimentel, M., & Vasconcellos, J. (2024). Das escolas para as ruas: de uma ocupação de si a uma estético-política urbana. Farol, 20(31), 204–213. https://doi.org/10.47456/rf.v20i31.40100

Edição

Seção

Artigos