A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinícius

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.41060

Palavras-chave:

Paisagem, Processo de Criação, Marcus Vinícius

Resumo

A pesquisa propõe uma investigação do corpo e da paisagem presenta nas performances de Marcus Vinicius (1985-2012), buscando identificar em seus registros e arquivos de processo, a narrativa de sua criação. Com a análise, busca-se evidenciar como os arquivos de processo podem revelar sobre os mecanismos de sua produção artística e sua concepção de paisagem em registro. Com uma abordagem metodológica em Santos (2021) e Salles (1998). Conclui-se que este estudo contribuirá na construção e na percepção do corpo performático como atuador da paisagem Espiríto-santense.

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Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Marotto, PPGA-UFES

Pós-graduando em Sociologia e Arte, nível especialização, também pela Faculdade Futura, e Mestrando em Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de pesquisa em Teoria e Processos Artístico-culturais (2022).

Aparecido José Cirillo, PPGA-UFES

Pós-doutor em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Artista e Pesquisador Produtividade PQ2 CNPQ. Coordenador (2018- até a presente data) e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Desenvolve pesquisas e projetos sobre ecossistemas urbanos e arte pública, observados pelo processo criativo com financiamentos do CNPQ, CAPES e FAPES.

Referências

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

Marotto, R. G., & Cirillo, A. J. (2023). A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinícius. Farol, 18(27), 81–88. https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.41060

Edição

Seção

Seção Temática