O complexo cultural cais das artes

museu “suspenso”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43451

Palavras-chave:

Complexo Cultural Cais das Artes, Museu Nacional dos Coches, Paulo Mendes da Rocha, museu, sociedade, educação

Resumo

Este artigo tece considerações sobre o Cais das Artes, localizado na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, e que desde 2007 encontra-se em obras, e o Museu Nacional do Coches (2008-2016) em Lisboa, Portugal. Ambos os projetos são de autoria do premiadíssimo arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha. A pesquisa busca evidenciar a prática da arquitetura e propõe uma investigação a respeito de museu como foco principal. Por conseguinte, o texto trata de sublinhar do enunciado à práxis, ainda que o Cais das Artes seja, hoje, um monumento à ruína. Esses dois equipamentos culturais, com características muito semelhantes e assentados em áreas marcadas pela dinâmica portuária, que conferem uma dimensão extraordinária ao lugar, estimulam uma leitura dialógica na qual, a meu ver, se encontram os campos social, museológico e cultural. Portanto, busco demonstrar o lugar social do museu, a partir da escola de pensamento da sociomuseologia, centrada na arquitetura, que amalgama o que efetivamente está em disputa: museu, cidade e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Maria Mendes, Universidade Lusófona de Lisboa

Doutoranda do programa em Museologia, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Departamento de Museologia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), em Lisboa, Portugal e mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica de São Paulo.

Referências

Artista propõe abraço simbólico ao Cais das Artes. A Gazeta, 15 de novembro de 2018. Retirado a 23 de maio, 2022, em https://www.agazeta.com.br/es/ gv/artista-propoe-abraco-simbolico-ao-cais-das- artes-1118.

Bauman, Z. (2016). Babel: entre a incerteza e a esperança. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar.

Bryner, V. (2020). Não é pela paisagem na memória, é pela memória na paisagem. In Primo, J., & Moutinho,

M. (Ed.). Introdução à Museologia. Introdução à Sociomuseologia. Lisboa: Centro de Educação e Desenvolvimento (CeiED), Departamento de Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.

Chagas, M., & Bogado, D. (2017). A museologia que não serve para a vida não serve para nada: o museu das remoções como potência criativa e potência de resistência. Retirado a 23 de maio, 2022, em http://mariochagas.com/wp-content/ uploads/2020/01/3museologiaparavida.pdf.

Chagas, M., & Gouveia, I. (2017). Museologia Social: reflexões e prática (à guisa de apresentação). Cadernos do CEOM, 27(14). Retirado a 19 de maio, 2022, em https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/ index.php/rcc/issue/view/168.

Fiorin, J. L. (1999). As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. (2. ed.). São Paulo: Ática.

Frans Krajcberg doa acervo de obras à Bahia. GovBahia, 4 de junho de 2009. Retirado a 19 de maio, 2022, em https://www.bahia.ba.gov.br/2009/06/ noticias/cultura/frans-krajcberg-doa-acervo-de- obras-a-bahia/

Leite, P. P. (2017). Uma museologia que não serve para a vida não serve para nada. Trabalho apresentado no IV Congresso Internacional Educação e Acessibilidades em Museus e Património. Lisboa. Retirado a 23 de maio, 2022, em https://www. researchgate.net/publication/320235370Uma_Museologia_que_nao_serve_para_a_vida_nao_ serve_para_nada.

Leite, P. P. (2016). Sobre a nova recomendação da Unesco sobre museus, coleções, sua diversidade e função social. Informa Museology Studies, 13. Retirado a 23 de maio, 2022, em https://informalmuseology. wordpress.com/informal-museology-studies/13- a-nova-recomendacao-da-unesco-sobre-museus- coleccoes-sua-diversidade-e-funcao-social/sobre- a-nova-recomendacao-da-unesco-sobre-museus- coleccoes-sua-diversidade-e-funcao-social/.

Moutinho, M. (1989). Museus e sociedade. Reflexões sobre a função social do Museu. Cadernos de Património, 5.

Museu Nacional dos Coches. Museu. Retirado a 23 de maio, 2022, em http://museudoscoches.gov.pt/pt/. O’Doherty, B. (2002). No interior do cubo branco:

a ideologia do Espaço da Arte. São Paulo, Martins Fontes.

Paulo Mendes da Rocha. Wikipedia, 26 de junho de 2021. Retirado a 23 de maio, 2022, em https:// pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Mendes_da_Rocha.

Paulo Mendes da Rocha doa seu acervo completo à Casa da Arquitectura em Portugal. Archdaily, 13 de setembro de 2020. Retirado a 23 de maio, 2022, em https://www.archdaily.com.br/br/947430/paulo- mendes- da-rocha- doa-seu-acervo- completo-a- casa-da-arquitectura-em-portugal.

Penedo (Vila Velha). Wikipedia, 19 de maio de 2022. Retirado a 23 de maio, 2022, em https://pt.wikipedia. org/wiki/Penedo_(Vila_Velha)

Rocha, P. M. da (2016). Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Lisboa. Projetos. Vitruvius, 183(2). Retirado a 19 de maio, 2022, em http://www.vitruvius.com.br/ revistas/read/ projetos/16.183/5961.

Rocha, P. M. da., & Wisnik, G. (Coord.) (2012). Encontros: Paulo Mendes da Rocha. Rio de Janeiro: Beco do Azougue. Retirado a 19 de maio, 2022, em http://museudoscoches.gov.pt/pt/wp-content/ uploads/2022/05/X-Festa-dos-Museus-2022-Museu- Nacional-dos-Coches-_.pdf

Santos, B. de S. (2006). Gramática do tempo: para uma nova cultura política. Belo Horizonte: Cortez.

Santos, B. de S. (2020). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. (2. ed.). Belo Horizonte: Autêntica.

Unesco. Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade. Retirado a 23 de maio, 2022, ehttp://catedraunesco.ulusofona.pt/recomendacao- museus-e-colecoes-2015/

Vieira Júnior, E. (2021). Rasuras: 40 anos de vídeo experimental no Espírito Santo. Vitória: Cousa.

Wichers, C. A. de M. (2021). Entre teorias e práticas vividas: diálogos entre sociomuseologia e arqueologia pública. In Primo, J. & Moutinho, M. (Ed.). Introdução à Museologia. Introdução à Sociomuseologia. Lisboa: Centro de Educação e Desenvolvimento (CeiED), Departamento de Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.

Downloads

Publicado

10-01-2024

Como Citar

Mendes, N. M. (2024). O complexo cultural cais das artes: museu “suspenso”. Farol, 19(28), 120–137. https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43451

Edição

Seção

Artigos