Descolonização do teatro brasileiro

epistemologias da periferia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43632

Palavras-chave:

teatro brasileiro, descolonização, regiões Norte e Nordeste, narrativa representativa

Resumo

Este estudo aborda a disparidade na documentação e visibilidade das produções teatrais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil em comparação com o Sudeste na contemporaneidade. A análise se baseia em abordagens decoloniais e na geopolítica do conhecimento, visando desvendar os motivos dessa discrepância. A pesquisa ressalta a importância de incluir as diversas formas de expressão teatral para criar uma narrativa representativa do teatro brasileiro. Conclui-se que a descolonização do conhecimento é essencial para uma abordagem mais inclusiva e autêntica no campo dos estudos teatrais brasileiros.

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Biografia do Autor

Raylson Silva da Conceição, UNIRIO

Aluno bolsista Capes do curso de doutorado em teatro na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Anteriormente, concluiu mestrado em Artes Cênicas na linha de pesquisa “Pedagogia das Artes Cênicas, Recepção e Mediação Cultural” pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde desenvolveu o estudo chamado “O ENCONTRO: do acontecimento a um olhar atento - o espetáculo O Miolo da Estória”, defendido em setembro de 2021. Possui graduação em Teatro pela UFMA (2017) e especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) (2021). Entre 2013 e 2014, participou do Grupo de Pesquisa e Extensão Cena Aberta no Brasil, desenvolvendo produções artísticas, projetos de extensão e pesquisa.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Conceição, R. S. (2024). Descolonização do teatro brasileiro: epistemologias da periferia. Farol, 20(30), 202–212. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43632

Edição

Seção

Artigos