Gênero, Racialidade e Ensino da Arte

dispositivos para o diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44000

Palavras-chave:

gênero, relações étnico-raciais, ensino da arte

Resumo

O recorte apresentado para a conferência, homônima ao título desta reflexão, apresentada no 15º Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte, condiz com as questões que afetam o tempo e o espaço de pesquisa. O respeito pelo espaço de encontros formativos e de trajetória que me orientam para o entre negra-mulher-educadora-professora-artista-pesquisadora, tendo o ensino da arte como caminho de militância, foi apresentado a importância da escuta Penha, Bicalho e ROSA (2020, 2023) como caminho metodológico e referencial neste processo de pesquisa. Além disso, a reinvenção-reelaboração através da curadoria como caminho de cura no processo de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

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Biografia do Autor

Tatiana Gomes Rosa, ProPEd-UERJ

Doutoranda em Educação (ProPEd-UERJ). Educadora, pesquisadora de práticas artísticas e de ensino das artes para as relações étnico-raciais. Professora na Prefeitura Municipal de Serra - ES, Licenciada em Artes Visuais (UFES), Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFOP), Mestra em Relações Étnico-raciais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER-CEFET/RJ).

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Rosa, T. G. (2024). Gênero, Racialidade e Ensino da Arte: dispositivos para o diálogo. Farol, 20(30), 134–144. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44000

Edição

Seção

Seção Temática