Desafios para estimular a criatividade no ensino de inovação

Autores

Palavras-chave:

metodologias ativas, projetos de inovação, estímulo à criatividade

Resumo

Inovar, nos dias de hoje, é imprescindível para vencer os desafios que a humanidade enfrenta em termos sociais, ambientais e econômicos. Para inovar é imprescindível ser criativo. A criatividade pode ser ensinada e, neste artigo, investigamos a proposta metodológica e o desempenho das Oficinas de Projeto em Inovação e Empreendedorismo - OPInE no estímulo à criatividade de jovens ao criarem projetos inovadores para seus territórios ou municípios. A metodologia de pesquisa baseou-se na consulta por formulário online a seis formadores(as) que participaram da concepção e aplicação da formação OPInE. A consulta focou em aspectos relacionados com o estímulo ou bloqueio à criatividade. A criatividade liberada foi avaliada pela percepção dos formadores da originalidade dos projetos. A principal conclusão é que no processo de ensinar inovação o grande desafio é liberar a criatividade dos(as) aprendizes.

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Biografia do Autor

Miriam de Magdala Pinto, Departamento de Engenharia de Produção - UFES

Doutora em engenharia de produção, professora do Departamento de Engenharia de Produção e superintendente de Projetos e Inovação da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, coordenadora do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação - LabTAR.

Letícia Pedruzzi Fonseca, Departamento de Design - UFES

Doutora em design, professora do Departamento de Design da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, membro do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação - LabTAR.

Priscila Ricardo dos Santos da Silveira, Escola de Negócios para Contadores - Instituto Contabilidade Consultiva

Doutora em Administração, Estrategista Digital na Escola de Negócios para Contadores - Instituto Contabilidade Consultiva, Coordenadora de Projetos e Pesquisas em Economia Criativa e Sustentabilidade no Instituto Capixaba de Ciência e Administração - ICCA e Coordenadora do LabFuturos InovativES.

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

Pinto, M. de M., Fonseca, L. P., & Silveira, P. R. dos S. da. (2024). Desafios para estimular a criatividade no ensino de inovação . Farol, 161–189. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/46259