Alternativa em tempos ansiosos e medrosos

escuta sensível para uma escrita saudável

Autores

Palavras-chave:

ansiedade, medo, ensino, escuta, escrita, promoção da saúde

Resumo

A sociedade contemporânea parece estar imersa em um estado de medo, ansiedade e dispersão sem precedentes. Neste contexto, profissionais e estudantes, cuja escrita possui maior relevância, aumentar o foco e diminuir a tensão demonstram desafios adicionais.O principal objetivo deste texto é oferecer o ensino de técnicas que contribuem para o desenvolvimento de uma escuta sensível para uma escrita saudável. Resultando em maior autopercepção, promoção da saúde e favorecimento profissional e relacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Moura, Instituto Terraluz

mentora de escrita, professora e pesquisadora. Desenvolve métodos que integram educação e saúde, como o "Escrita Saudável" e a "Ouvidoria Coletiva das Condições de Vida e Saúde”. Graduada em Letras e possui mestrado e doutorado em Ciências - Ensino em Biociências e Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  Autora de seis livros e diversos artigos publicados, atua nas áreas de escrita, educação existencial e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), com um foco especial em espiritualidade e no desenvolvimento de metodologias participativas em educação e saúde, gestão e pesquisa. Pesquisadora integrante do NECES - Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde, vinculado à Fiocruz. Atualmente, é diretora do Instituto Terraluz, onde ministra cursos e oferece atendimentos voltados para terapeutas, profissionais de saúde, educação e outros agentes de transformação.

Referências

BAIERL, L. F. Medo social: da violência visível ao invisível da violência. São

Paulo: Cortez, 2018.

BARBIER, René. L’ecoute sensible dans La formation des professionnels de

La santé. Conference à l’Ecole Supérieure de Sciences de La Snaté. Disponível

em: http://www.stes-apes.med.ulg.ac.be/Documents_electroniques/FOR/FOR-

SP/ELE%20FOR-SP%208018.pdf. Acesso em 28 de fevereiro de 2023.

BARCELLOS, C.; ZALUAR, A. Homicídios e disputas territoriais nas favelas

do Rio de Janeiro. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 48, n. 1, 2014. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/J3RVPDrhX8QLnGMSHMfP6cD/?lang=pt.

Acesso em: 23 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento

de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e

Complementares no SUS: Atitude de Ampliação de Acesso. Brasília, DF: MS,

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_

praticas_integrativas_complementares_2ed.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

BRIGHENTE, M. F.; MESQUIDA, P. Paulo Freire: da denúncia da educação

bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, Campinas,

v. 27, n. 1, p. 155-177, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/

kBxPw6PW5kxtgJBfWMBXPhy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 set. 2023.

CERQUEIRA, Teresa C. S. (Con)Texto em escuta sensível. Elane Mayara

Sousa, Leonília de Souza Nunes, Maria de Fátima Guerra de Sousa, Maruza

Bastos de Oliveira. Brasília: Thesaurus, 2011.

CERIONI, R. A. N.; HERZBERG, E. Expectativas de pacientes acerca

do atendimento psicológico em um serviço-escola: da escuta à adesão.

Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 36, n. 3, p. 597-609, 2016.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/JYZ5hF6NWwsQQ8pJ96s94hy/

abstract/?lang=pt#ModalHowcite . Acesso em: 22 set. 2023.

DELEMEAU, Jean. História do medo no ocidente. Rio de Janeiro: Editora

Companhia de Bolso, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.

São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do

oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução:

Adriana L. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

JUNGES, M.; MACHADO, R. Medo, o triunfo da intolerância. Rev do

Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, ed. 470, 17 ago. 2015. Disponível

em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/6066-roberto-romano-8. Acesso em:

set. 2023.

LIMA, Carla Moura Pereira. Diálogos em Saúde: a Ouvidoria Coletiva na formação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família. 2014. Tese de Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2014.

NOBLE, D. M. Experiência e autoria na escola em tempos de ruído. Papéis –

Revista do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens – UFMS,

Campo Grande, v. 23, n. 45, 2019.

OLIVEIRA, J. L. de. et al. Psychosocial impacts of the COVID-19 Pandemic

among Settled Women: A Longitudinal Study. Revista Latino-Americana de

Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 31, p. e3831, 2023. Disponível em: https://www.

scielo.br/j/rlae/a/MJ8CCc5kHSFBgzMWNXzLzxP/. Acesso em: 22 set. 2023.

PAIVA, J. T.; NEVES, A. S. A mulher, a matrifocalidade e a violência: a escuta

“transformativa” de Clarice. Cadernos Pagu, Campinas, n. 64, p. e226402,

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/

article/view/8668831. Acesso em: 22 set. 2023.

PEREIRA, S.; SILVA NETO, L.; OSÓRIO, N. Escuta sensível: sucesso o

contexto da UMA. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n.14, 2022.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/

article/view/2613. Acesso em: 22 set. 2023.

PIMENTEL, J. Ansiedade: o fim da escravidão. Porto Alegre: Citadel, 2022.

PRÁTICAS Integrativas e Complementares no SUS. Ministério da Saúde,

Brasília, DF, [200-]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/

saps/pics. Acesso em: 22 set. 2023.

PRESFIELD, S. Como superar seus limites internos: aprenda a vencer

seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade. São Paulo: Editora

Pensamento Cultrix, 2021.

RECURSOS terapêuticos PICS. Ministério da Saúde, Brasília, DF, 7 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-

z/p/pics/quais-as-pics. Acesso em: 22 set. 2023.

RIGO, R. M. et al. Escrita acadêmica: fragilidades, potencialidades e

articulações possíveis. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 23,

n. 3, p. 489-499, 2018. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/

reveducacao/article/view/3952. Acesso em: 22 set. 2023.

RODRIGUES, V. R.; SILVA, M. L. O cotidiano da Covid-19 no olhar de

mulheres negras cearenses, Ponto Urbe, São Paulo, n. 27, 2020, Disponível em:

http://journals.openedition.org/pontourbe/9203. Acesso em: 22 set. 2023.

ROMANO R. Medo! Revista Espaço Acadêmico, Maringá, ano II, n. 18, nov.

de 2002. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/018/18polemica.

htm. Acesso em 22 set. 2023.

ROSA, E. M. et al. Violência urbana, insegurança e medo: da necessidade de

estratégias coletivas. Psicol. cienc. prof., Brasília, DF, v. 32, n. 4, p. 826-839, 2012.

SILVA, J. de P. E.; ALBERTI, S. Política e clínica no trabalho possível com

escolas públicas: contribuições da psicanálise. Psicologia: Ciência e Profissão,

Brasília, DF, v. 42, p. e240187, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/

a/7LVzHVfyYd5J4pctZW8rTRJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 set. 2023.

SILVA SÁNCHEZ, Jesús-Maria. La expansión del Derecho penal: aspectos de la

política criminal en las sociedades postindustriales. Madri: Cuadernos Civitas, 1999.

SAWAYA, A. L; ALBUQUERQUE, M. P.; DOMENE, S. M. A. Violência em

favelas e saúde. Vida urbana e saúde, São Paulo, v. 32, n. 93, 2018.

SOUZA, C. M. V. et al. Avaliação das dificuldades de escrita científica na

elaboração da dissertação: um estudo com discentes de pós-graduação. Ciência

Geográfica, Bauru, v. XXVI, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.agbbauru.

org.br/publicacoes/revista/anoXXVI_1/agb_xxvi_1_web/agb_xxvi_1-12.pdf.

Acesso em: 22 set. 2023.

TURCATEL, I. O conceito de ansiedade representado em ontologias biomédicas.

In: FÓRUM DE ESTUDOS EM INFORMAÇÃO, SOCIEDADE E CIÊNCIAS, 4.,

, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2021. Disponível em: https://

www.ufrgs.br/feisc/index.php/feisc/article/view/85/84. Acesso em: 22 set. 2023.

Downloads

Publicado

11-11-2024

Como Citar

Moura, C. (2024). Alternativa em tempos ansiosos e medrosos: escuta sensível para uma escrita saudável. Farol, 226–242. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/46738