Há um sistema culinário do milho no Cariri?
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO25.17428Resumo
Esta comunicação tem o objetivo de analisar o papel do milho no meio rural do Cariri. Para tanto, recorre-se aos estudos de Carneiro (2003), Cascudo (1967), Flandrin e Montanari (1998), entre outros. Metodologicamente, empregam-se a etnografia e a história oral, tendo-se como lócus a região do Cariri, especificamente os municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Aurora e Milagres, por acreditar que muitas das tradições alimentares ainda estão bem preservadas nos sítios da região. Por essa dinâmica, conclui-se que o milho assume um rol peculiar na formação de um sistema culinário a partir da identidade cultural da região, exatamente o que ocorre na região do Cariri.
Palavras-chave: milho; sistema culinário; Cariri.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).