Transporte público coletivo e desigualdade de acesso à cidade: estudo dos distritos do extremo norte de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v3i37.41090

Palavras-chave:

transporte público, acessibilidade, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

A discussão da mobilidade e acessibilidade urbana é de extrema importância, sobretudo em um município com uma organização territorial fragmentada como é o caso de Campos dos Goytacazes-RJ, onde é imprescindível a oferta de transporte público coletivo. Este artigo analisa como se dá o acesso ao distrito-sede de Campos dos Goytacazes pelos moradores dos distritos do extremo norte do município. Para realizar tal análise, foram utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de se pensar no planejamento de políticas municipais de mobilidade e acessibilidade urbanas efetivas, levando em conta as especificidades da organização territorial do município de Campos dos Goytacazes.

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Biografia do Autor

  • Priscila Freitas da Silva, Umniversidade Federal Fluminense

    Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG), Universidade Federal Fluminense (UFF).

  • Leandro Bruno Santos, Universidade Federal Fluminense

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG) e do departamento de Geografia de Campos (GRC), Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Transporte público coletivo e desigualdade de acesso à cidade: estudo dos distritos do extremo norte de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. Geografares, Vitória, Brasil, v. 3, n. 37, p. 259–282, 2023. DOI: 10.47456/geo.v3i37.41090. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/41090. Acesso em: 5 jul. 2025.