Tempo de deslocamento como barreira à acessibilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Brasil

Autores

  • Ricardo Barbosa da Silva Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto das Cidades, Campus Zona Leste. http://orcid.org/0000-0002-8757-7747

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v4i38.43310

Palavras-chave:

acessibilidade urbana, tempo de deslocamento, barreiras

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel do tempo de deslocamento no transporte coletivo para a acessibilidade urbana aos empregos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), ao longo das últimas três décadas. A metodologia utilizada combina abordagens quantitativa e qualitativa. A abordagem quantitativa baseou-se na utilização dos microdados da pesquisa Origem e Destino (OD) do Metrô de São Paulo, dos anos de 1997, 2007 e 2017, para analisar a acessibilidade cumulativa aos empregos, em função do tempo de deslocamento por modo coletivo na RMSP. Para a abordagem qualitativa, foram realizadas oficinas de mapeamento colaborativo sobre a acessibilidade com participantes da Universidade dos Centros Educacionais Unificados (UniCEU)/Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) dos polos Perus, Capão Redondo e Água Azul – Cidade Tiradentes. Constatou-se, então, que o tempo de deslocamento age como barreira à acessibilidade urbana aos empregos, especialmente, aos moradores pobres das periferias urbanas da RMSP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Barbosa da Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto das Cidades, Campus Zona Leste.
    Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio pós-doutorado na Universitat Autonònoma de Barcelona (UAB). Atualmente é Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto das Cidades, Campus Zona Leste. Tem livros e artigos publicados sobre mobilidade e transportes.

Referências

BITTENCOURT, T.; GIANNOTTI, M. The Unequal Impacts of Time, Cost and Transfer Accessibility on Cities, Classes and Races. Cities, v. 116, p. 1-23, 2021. https://doi.org/10.1016/j.cities.2021.103257.

BOISJOLY, G.; MORENO-MONROY, A. I.; EL-GENEIDY, A. Informality and accessibility to jobs by public transit: evidence from the São Paulo Metropolitan Region. Journal of Transport Geography, v. 64, n. may 2016, p. 89–96, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2017.08.005.

BONISH, L. Acessibilidade e Desigualdade Socioeconômica na Região Metropolitana de São Paulo. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, 2017.

CARNEIRO, M. et al. Espraiamento urbano e exclusão social. Uma análise da acessibilidade dos moradores da cidade do Rio de Janeiro ao mercado de trabalho. Eure, v. 45, n. 136, p. 51–70, 2019. https://doi.org/10.4067/S0250-71612019000300051.

CRESSWELL, T. On the move: mobility in the modern western world. New York/ London: Routledge, 2006.

GEURS, K. Planning With Accessibility Indices in the Netherlands: Discussion Paper. International Transport Forum, 2018.

GEURS, K. T.; VAN WEE, B. Accessibility evaluation of land-use and transport strategies: Review and research directions. Journal of Transport Geography, v. 12, n. 2, p. 127–140, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005. Acesso em: 20 mar. 2021.

GUIMARÃES, T.; LUCAS, K.; TIMMS, P. Understanding how low-income communities gain access to healthcare services: A qualitative study in São Paulo, Brazil. Journal of Transport and Health, v. 15, n. September, p. 100658, 2019.

GUTIÉRREZ, A. Movilidad o inmovilidad: ¿qué es la movilidad? Aprendiendo a delimitar los deseos. Xv Clatpu, n. 2008, p. 1-14, 2009. http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-331/sn-331-86.htm.

HADDAD, E. A. et al. The underground economy: Tracking the higher-order economic impacts of the São Paulo Subway System. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 73, p. 18–30, 2015. https://doi.org/10.1016/j.tra.2014.12.011.

HADDAD, E. A.; BARUFI, A. M. B. From rivers to roads: Spatial mismatch and inequality of opportunity in urban labor markets of a megacity. Habitat International, v. 68, p. 3–14, 2017. https://doi.org/10.1016/j.habitatint.2017.03.016.

HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo: Editora HUCITEC, 1980.

JIRÓN, P.; LANGE, C.; BERTRAND, M. Exclusión Y Desigualdad Espacial: Retrato Desde La Movilidad Cotidiana. Revista INVI, v. 25, n. 68, p. 1–14, 2010. Disponível em: https://revistainvi.uchile.cl/index.php/INVI/article/view/62319/65966. Acesso em: 13 jan. 2021.

KOWARICK, L. Espoliação urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

LÉVY, J.; LUSSAULT, M. Dictionnaire de la géographie et de l’espace des sociétés. Paris: Belin, 2003.

LUCAS, Karen. Providing transport for social inclusion within a framework for environmental justice in the UK. Transportation Research Part A: Policy and Practice, [S.L.], v. 40, n. 10, p. 801-809, dez. 2006. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tra.2005.12.005.

MARICATO, E. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados, v. 17, n. 48, p. 151–166, 2003. https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000200013.

METRÔ - COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Pesquisa Origem e Destino. Banco de dados, 1997. Disponível em: https://transparencia.metrosp.com.br/dataset/pesquisa-origem-e-destino/resource/5a2ebb12-a867-483a-a32d-da948679aa41. Acesso em: 03 jul. 2021.

METRÔ - COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Pesquisa Origem e Destino. Banco de dados, 2007. Disponível em: https://transparencia.metrosp.com.br/dataset/pesquisa-origem-e-destino/resource/5cc12363-9080-445a-8b20-817803c772ce. Acesso em: 03 jul. 2021.

METRÔ - COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Pesquisa Origem e Destino. Banco de dados, 2017. Disponível em: https://transparencia.metrosp.com.br/dataset/pesquisa-origem-e-destino/resource/4362eaa3-c0aa-410a-a32b-37355c091075. Acesso em: 03 jul. 2021.

MIRALLES-GUASCH, C. Ciudad Y Transporte: El binomio imperfecto. Barcelona: Ed. Ariel, 2002.

MIRALLES-GUASCH, C; CEBOLLADA, À. Movilidad y transporte: opciones políticas para la ciudad. Fundación alternativas, 2003.

PEREIRA, R. H. M.; BRAGA, C. K. V.; SERRA, B.; NADALIN, V. G. Desigualdades socioespaciais de acesso a oportunidades nas cidades brasileiras – 2019. Brasília: Livraria Ipea, 2019. 58 p. (Texto para discussão). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9586/1/td_2535.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SANTOS, M.Metrópole Corporativa Fragmentada: o caso de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura/Nobel, 1990.

SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo. Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. São Paulo: Ed. Hucitec, 1994.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SHELLER, M. Theorising mobility justice. Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 17-34, 2018. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.142763.

SLOVIC, A. D. et al. The long road to achieving equity: Job accessibility restrictions and overlapping inequalities in the city of São Paulo. Journal of Transport Geography, v. 78, n. November 2018, p. 181–193, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2019.06.003.

SMDU/DEINFO. SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO (São Paulo). Município de São Paulo dividido em 5 Regiões, 2013. Disponível em: Disponível em: http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx. Acesso em: 21 mar. 2022.

URRY, J. Mobility and Proximity. Sociology, [S.L.], v. 36, n. 2, p. 255-274, 2002. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0038038502036002002.

VASCONCELLOS, E. A. The making of the middle-class city: Transportation policy in São Paulo. Environment and Planning A, v. 29, n. 2, p. 293–310, 1997. https://doi.org/10.1068/a290293.

VASCONCELLOS, E. A.Transporte urbano, espaço e equidade: análise das políticas públicas. São Paulo: Annablume, 2001.

VASCONCELLOS, E. A. Políticas de Transporte no Brasil: aconstrução da mobilidade excludente. Barueri, SP: Manole, 2013

VILLAÇA, F. O Espaço Intra-Urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 1998.

WACQUANT, L. Territorial Stigmatization in the Age of Advanced Marginality. Thesis Eleven, v. 91, n. 1, p. 66–77, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0725513607082003. Acesso em: 20 mar. 2021.

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Tempo de deslocamento como barreira à acessibilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Brasil. Geografares, Vitória, Brasil, v. 4, n. 38, p. 329–352, 2024. DOI: 10.47456/geo.v4i38.43310. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/43310. Acesso em: 21 jun. 2025.