SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E MORADIA NO BRASIL ENTRE FINAIS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores/as

  • Edmilson Soares Aluno de graduação do curso de Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Ourinhos/SP.
  • Leandro Bruno Santos Professor Adjunto do Curso de Geografia do IEAR/UFF, Angra dos Reis-RJ, e do programa de pós-graduação em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO20.10771

Resumen

Este texto é uma revisão bibliográfica, parte de uma pesquisa de iniciação científicia e aborda a cidade brasileira entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, quando se verificam mudanças estruturais no âmbito econômico, social e político que conduzirão às nova formas de produção e consumo da cidade e da moradia. Sobrepõe-se à matriz arcaica de feição colonial uma nova roupagem que, travestida de moderna, só fez exacerbar suas dramáticas injustiças, levando à produção de um espaço urbano segregado, tanto no plano social como no espacial. A questão do acesso à terra e a atuação do Estado estão no cerne dessas enormes desigualdades. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edmilson Soares, Aluno de graduação do curso de Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Ourinhos/SP.

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Ourinhos/SP (2015).

Leandro Bruno Santos, Professor Adjunto do Curso de Geografia do IEAR/UFF, Angra dos Reis-RJ, e do programa de pós-graduação em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes-RJ.

Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente (2005). É mestre (2008) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio sanduíche na Benemérita Univerdad Autónoma de Puebla (BUAP). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ourinhos, e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Industrial e Geopolítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Mundialização, Empresas Multinacionais, Investimentos Diretos Estrangeiros, Estruturas de Mercados, Teorias da Localização Industrial.

Publicado

14-12-2015

Cómo citar

SOARES, Edmilson; SANTOS, Leandro Bruno. SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E MORADIA NO BRASIL ENTRE FINAIS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. Geografares, Vitória, Brasil, n. 20, p. 41–53, 2015. DOI: 10.7147/GEO20.10771. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/10771. Acesso em: 17 jul. 2024.