Noches blancas - El ejército como regulador inmediato de la gestión de la barbarie
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO28.24391Palabras clave:
estado de excepción, guerras de ordenación mundial, gestión de la barbarieResumen
El autor defiende que el protagonismo militar en las elecciones de 2018, componiendo el campo activado por la nueva derecha, tiene como telón de fondo una adecuación a las necesidades en curso de las guerras de ordenación mundial, como modos actualizados de la gestión de la crisis del capital agravada desde 2008. El propalado protagonismo del Ejército no es el inicio del estado de excepción, sino tan sólo un momento de profundización que tenderá a continuar en el próximo período.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
BELL, Daniel Primeira guerra total. Rio de Janeiro: Record,2012.
CASTRO, Celso. Exército e nação: estudos sobre a história do exército brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012
KEYNES, John Maynard “Consequência das alterações no valor da moeda para a sociedade”; in: Keynes (Coleção Grandes Cientista Sociais). São Paulo: Ática, 1978.
KURZ, Robert “Économie de guerre sans guerre”, in: Vie et mort du capitalisme. France: Editions Ligne, 2011,
KURZ, Robert Critique de la democratie Balistique. Paris: Editions Mille et Une Nuit, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).