Mapas em Deriva: imaginação e cartografia escolar

Autores/as

  • Wenceslao Machado de Oliveira Jr

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO12.3187

Resumen

A intenção central deste ensaio é provocar os leitores a pensar sobre as possibilidades e potencialidades da ampliação das margens da cartografia escolar se e quando esta incorpora em seus estudos e práticas a dimensão expressiva da linguagem cartográfica, fazendo-a deslocar-se das dimensões comunicativa e informativa à qual ela atualmente se vincula quase que exclusivamente nos ambientes escolares. Ao longo do texto o continente, cartografia escolar, é rasurado, permitindo que dele se parta ao encontro de ilhas-obras de arte atravessadas pela linguagem cartográfica: mapas em deriva configurando um novo arquipélago onde a cartografia se faz outra, mais potente a acolher a dimensão expressiva de crianças e jovens que dela se aproximarem.


Palavras-chave: linguagem cartográfica, mapas em deriva, educação pelas imagens.

DOI: 10.7147/GEO12.3187

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Publicado

28-06-2012

Cómo citar

DE OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado. Mapas em Deriva: imaginação e cartografia escolar. Geografares, Vitória, Brasil, n. 12, p. 01–49, 2012. DOI: 10.7147/GEO12.3187. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3187. Acesso em: 22 nov. 2024.