Biofármacos usados para o tratamento de artrite reumatoide: uma revisão de literatura
Biopharmaceuticals used in the treatment of rheumatoid arthritis: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v3i1.36997Palabras clave:
Biofármacos, Medicamentos Biológicos, Artrite ReumatoideResumen
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica de caráter autoimune que tem como principais alvos as articulações, podendo levar à destruição desses tecidos quando não tratada, o que pode resultar na diminuição dos movimentos e na qualidade de vida dos indivíduos afetados. O seu tratamento convencional se baseia na utilização de fármacos antirreumáticos modificadores de doenças (MMCDs), anti-inflamatórios não esteroides e corticosteroides. Porém, com o advento da biotecnologia houve o surgimento dos medicamentos biológicos, que ofereceram uma nova opção de tratamento para a artrite reumatoide. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa por meio de levantamento da literatura em bases de dados científicas para responder à pergunta: “quais são as vantagens e as desvantagens do uso dos medicamentos biológicos em comparação ao tratamento convencional em casos de artrite reumatoide?”. Os artigos foram selecionados com base na data de publicação e quanto à sua relevância para o tema, sendo utilizados os termos biofármacos, medicamentos biológicos e artrite reumatoide como palavras-chave, nos idiomas inglês e português. Artigos que não tinham como foco o tema proposto, seja em seu título, resumo ou texto completo, foram excluídos. Por fim, foram utilizados 82 artigos para a escrita do presente trabalho. Como resultado os artigos apontaram que os biofármacos trouxeram um aumento da quantidade de opções terapêuticas, porém, também apontaram para o alto custo dessa terapia, o que pode ser amenizado com o surgimento dos biossimilares.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.
🔗 Haga clic aquí para acceder a la licencia completa.