A influência do método pilates em mulheres no pós-menopausa: revisão de literatura
The influence of the Pilates method on postmenopausal women: literature review
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v3i1.37099Palavras-chave:
Envelhecimento, Saúde da Mulher, Qualidade de VidaResumo
A pós-menopausa é o período que se inicia após um ano da última menstruação e é acompanhada pelos efeitos do hipogonadismo, como problemas de sono, dores articulares e fadiga física e mental. Nesse sentido, o Pilates tem se mostrado um aliado a esse público na manutenção da integridade física, pelo fortalecimento muscular. Com o fito de explorar os demais efeitos do método, objetivou-se identificar a influência na qualidade de vida das mulheres no pós-menopausa. O estudo consistiu em uma revisão integrativa da literatura em seis etapas, usando as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciElo), PubMed/MEDLINE e ScienceDirect, empregando os descritores: “pilates” e “pós-menopausa” em inglês e português. Incluíram-se estudos em inglês e português, publicados de 2011 a 2020 e excluíram-se outras revisões, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, resumos simples e expandidos, diretrizes e relatos de caso. Selecionaram-se nove artigos. Notou-se a incipiência de estudos voltados para a investigação da associação entre Pilates e Pós-Menopausa, explicitada pela pequena quantidade de pesquisas compiladas e pequenas amostras adotadas. Apesar disso, o Pilates mostrou efetividade em esfera física e cognitiva e efeitos a curto e longo prazo, sendo de fácil adaptação mesmo entre mulheres com limitações de mobilidade. Conclui-se que o Pilates é um bom aliado para a manutenção da autonomia ao longo do pós-menopausa e melhoria da qualidade de vida das mulheres que buscam saúde pelo método.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.