Trajetória de compra institucional de alimentos da Agricultura Familiar para o Programa de Alimentação Escolar em dois municípios mineiros, entre 2011 e 2021: os municípios seguem a Lei n°11.947 de obrigatoriedade de compra?

Trajectory of institutional purchase of food from Family Farming for the School Feeding Program, in two municipalities in Minas Gerais between 2011 and 2021: do municipalities follow Law n°11,947 of mandatory purchase?

Auteurs

  • Anabele Pires Santos Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0001-7840-2817
  • Gabrielle Carolina da Cruz Ciriaco Universidade Federal de Ouro Preto
  • Anelise Andrade de Souza Universidade Federal de Ouro Preto

DOI :

https://doi.org/10.47456/hb.v4i1.40174

Mots-clés :

política pública, alimentação escolar, financiamento governamental

Résumé

O Programa Nacional de Alimentação Escolar consiste na transferência de recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação aos estados e municípios, para aquisição de alimentos destinados à alimentação escolar. É uma estratégia promotora de Segurança Alimentar e Nutricional desde a promulgação da Lei n°11.947/2009. O objetivo do estudo foi descrever e discutir a trajetória da compra institucional de alimentos da Agricultura Familiar para o Programa de Alimentação Escolar nos municípios de Mariana e Ouro Preto, Minas Gerais, nos anos de 2011 a 2021. Este estudo é descritivo, com análise de dados secundários obtidos a partir de portais oficiais do Governo Federal e informações coletadas diretamente nas Secretarias Municipais de Educação dos dois municípios. Foram descritos os valores repassados pelo governo federal e o percentual utilizado na compra de alimentos da Agricultura Familiar para o programa, além do número de agricultores familiares residentes nos municípios e o potencial produtivo da região. Os resultados indicaram uma baixa adesão dos municípios na compra dos alimentos e produtos da Agricultura Familiar para a alimentação escolar, sem alcance do mínimo exigido pela legislação e demonstraram que os municípios possuem um potencial produtivo. Destaca-se a importância de uma organização governamental para articular a operacionalização do programa, desde a assistência dada aos produtores rurais, a fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar quanto o cumprimento da legislação, até a vontade política para que o programa possa ser efetivado em toda sua plenitude.

Biographies des auteurs

  • Anabele Pires Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

    Pesquisadora na ENUT/UFOP. Colaborou com orientação de TCC e tutoria/docência na Especialização em Saúde Indígena da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) entre 2015 a 2021. Atuou como Supervisora de Educação Continuada junto a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina/Hospital São Paulo (SPDM/HSP), setor Saúde Indígena, em São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Associada a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Membro da Rede Múltiplas Sementes Pesquisa Participativa e Empoderamento. Colaborou com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Distrito Sanitário Especial Indígena MG/ES, como nutricionista na atenção básica, compondo o Núcleo de Atenção à Saúde Indígena (NASI), Terra Indígena Xakriabá. Implantou o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena e foi responsável pelo Programa de Nutrição Xakriabá (2007 a 2013). Possui doutorado (2018) em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da UNIFESP, área de concentração Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde. Possui especialização em Saúde Indígena pela UNIFESP (2009). Concluiu a graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP 2007). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia Nutricional, Promoção da Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada, Avaliação Nutricional, Ciclos da Vida e Antropologia e Saúde.

  • Gabrielle Carolina da Cruz Ciriaco, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto

  • Anelise Andrade de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

     Graduação em Nutrição pela Escola de Nutrição (ENUT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialização em Alimentação e Nutrição do Escolar pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFOP/FNDE). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN), área de concentração "Nutrição em Saúde Coletiva" (ENUT/UFOP). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCO), área de concentração "Políticas Públicas, Programas e Serviços de Saúde", grupo de pesquisa Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento (PPDH) (Instituto René Rachou (IRR)/Fiocruz Minas). Professora adjunta do Departamento de Nutrição Clínica e Social (ENUT/UFOP). Orientadora e atual coordenadora do estágio curricular em Saúde Coletiva (ENUT/UFOP). Coordenadora dos Projetos "Circula Agricultura" e "Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional da População Transgênero dos Municípios de Mariana e Ouro Preto" (ENUT/UFOP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas de Saúde e Proteção Social (GPPSPS) (IRR/Fiocruz Minas), com coordenação da Pesquisa realizada com a População em Situação de Rua do município de Belo Horizonte/Minas Gerais. Possui experiência no campo da Saúde Coletiva com Políticas Públicas de Saúde, Alimentação e Nutrição e Proteção Social, com ênfase no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Bolsa Família (PBF) e Política de Saneamento

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Publiée

30-04-2023

Numéro

Rubrique

Ciências da Saúde

Comment citer

Trajetória de compra institucional de alimentos da Agricultura Familiar para o Programa de Alimentação Escolar em dois municípios mineiros, entre 2011 e 2021: os municípios seguem a Lei n°11.947 de obrigatoriedade de compra? Trajectory of institutional purchase of food from Family Farming for the School Feeding Program, in two municipalities in Minas Gerais between 2011 and 2021: do municipalities follow Law n°11,947 of mandatory purchase?. (2023). Health and Biosciences, 4(1), 58-77. https://doi.org/10.47456/hb.v4i1.40174

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