Impacto Toxicológico de Metais Pesados: Uma Análise de Efeitos Bioquímicos e Celulares
Impact of Heavy Metals: An Analysis of Biochemical and Cellular Effects
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v1i2.31629Palabras clave:
Intoxicação, Metais Pesados, Saúde Humana e AmbientalResumen
Desde a antiguidade os metais geram fascínio e interesse pela humanidade não só por seu importante papel biológico, mas também por ser fundamental em diversas atividades industriais. Com aumento da extração e depósito dos rejeitos metálicos de maneira inadequada, surgiram prejuízos ambientais que colocaram em risco a saúde humana e de todo o ecossistema. Nesta temática, foi realizado um levantamento bibliográfico abordando aspectos relevantes da toxicologia de metais, especialmente dos metais pesados, presentes em resíduos de mineração. O lançamento destes resíduos tóxicos no ambiente é um problema antigo que vem se agravando no Brasil. Materiais contendo quantidades grandes de metais atingiram importantes cursos hídricos, levando à contaminação da água potável e dos alimentos ingeridos pela população, gerando grande perigo à saúde. Pelos dados encontrados, a exposição a altos teores de metais pesados pode promover inibição enzimática, oxidação de biomoléculas, alteração na estrutura e conformação de proteínas, alterações nos sistemas redox das células, danos irreversíveis no material genético e em processos de replicação celular; podendo desencadear mutação, induzir apoptose, levar a mutagênese e a carcinogênese. Os efeitos tóxicos descritos podem ser potencializados quando os metais estão combinados a outros e pela capacidade de sofrerem bioacumulação dentro dos diferentes níveis tróficos. O presente estudo traz efeitos bioquímicos e celulares, gerados pela exposição a metais pesados, visando despertar preocupação frente a um potencial problema de saúde humana e ambiental e, busca com isto, promover a diminuição dos impactos ocasionados pela exploração e descarte inadequados destes elementos no ambiente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.
🔗 Haga clic aquí para acceder a la licencia completa.