Investigando o caminho do gás cianídrico da inalação à morte celular: um relato de experiência com alunos do ensino médio

Investigating the pathway of hydrocyanide gas from inhalation to cell death: an experience report with high school students

Autores

  • Renata Carrara Torri Profbio/Ceunes/Ufes https://orcid.org/0009-0005-5458-4464
  • Paola Rocha Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde
  • Marco Antônio Andrade de Souza Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde https://orcid.org/0000-0003-1190-8834

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47001

Palavras-chave:

ensino por investigação, role play, respiração celular, bioquímica

Resumo

Este relato de experiência apresenta os resultados da aplicação de um plano de aula desenvolvido para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, do Itinerário Formativo “Esporte, Ciências e suas Linguagens”, com o objetivo de promover a aprendizagem significativa sobre a respiração celular e os efeitos da intoxicação por cianeto. A proposta pedagógica integrou metodologias ativas — ensino por investigação e dramatização (Role Play) — em uma sequência de nove aulas, iniciada com uma situação-problema baseada na tragédia da Boate Kiss. As atividades incluíram a formulação de hipóteses, simulações criadas para representar o transporte de gases no sangue e dramatizações sobre a cadeia transportadora de elétrons, evidenciando o bloqueio causado pelo cianeto. A abordagem proporcionou maior engajamento dos estudantes, favorecendo a compreensão sistêmica dos processos bioquímicos celulares e a relação entre ciência e realidade, além de destacar o papel da mediação docente frente a conteúdos complexos. Os resultados indicam que a contextualização aliada a metodologias interativas pode superar dificuldades conceituais e tornar o ensino da bioquímica mais significativo e acessível.

Biografia do Autor

  • Renata Carrara Torri, Profbio/Ceunes/Ufes

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2009). Atualmente é professora MAPB do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, atuando nas disciplinas de Ciências e Biologia.

  • Paola Rocha Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde

    Graduada em FARMÁCIA pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo - FAFABES (1994) e Doutora em Biologia Funcional e Molecular / área: BIOQUÍMICA, com ênfase em Toxicologia Celular e Molecular, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Desde 2008 é docente de Bioquímica e Toxicologia na Universidade Federal do Espírito Santo, no Campus de São Mateus/ES (CEUNES/UFES), sendo Professora Associado IV a partir de 2023. Tem Pós-doutorado na área de sinalização de mecanismos celulares induzidos por moléculas com potencial ação antitumoral (em 2015). Atua na área de ensaios pré-clínicos de compostos químicos de interesse farmacêutico por meio de análise in vitro para avaliação da atividade anti-inflamatória e avaliação da toxicidade, em bioensaios com organismos-modelo vivos. Desde 2020, é docente no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), no CEUNES/UFES, orientando trabalhos para a produção de recursos educacionais envolvendo a aplicação do ensino de Bioquímica no ensino Médio.

  • Marco Antônio Andrade de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde

    Possui graduação em Farmácia e especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), doutorado em Ciências (Parasitologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e pós-doutorado em Informática Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Atuou como Pesquisador Visitante da Fundação Oswaldo Cruz em Recife - PE (2006-2008) e Membro da Câmara de Assessoramento, na área de Ciências da Vida, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (2014-2016). Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus, foi Coordenador do Colegiado do Curso de Farmácia de Fevereiro de 2019 a Fevereiro de 2023. Avaliador Externo do SINAES para o ato autorizativo de credenciamento Institucional (BASis/INEP/MEC) desde 2018. Fundador, Editor-Chefe da Revista Health and Biosciences e membro do Conselho Editorial da Revista Scientia Vitae. Sócio da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Chefe do Departamento de Ciências da Saúde do CEUNES/UFES e docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de parasitologia humana e veterinária, com ênfase em esquistossomose, malacologia, utilização de veículos aéreos não tripulados (DRONES) como novos instrumentos em inquérito malacológico, caracterização de larvas de trematódeos e epidemiologia das doenças parasitárias.

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Publicado

26-10-2025

Como Citar

Investigando o caminho do gás cianídrico da inalação à morte celular: um relato de experiência com alunos do ensino médio: Investigating the pathway of hydrocyanide gas from inhalation to cell death: an experience report with high school students. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 6-20. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47001

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