A INVISIBILIDADE DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS

Autores/as

  • JACIARA DE OLIVEIRA SANTANNA SANTOS Universidade do Estado da Bahia
  • ANDREIA CRISTINA FREITAS BARRETO UFBA/UNEB

Palabras clave:

Tempos de Pandemia, Trabalho Docente, Invisibilidade

Resumen

Diante desse cenário pandêmico de incertezas e de isolamento compulsório, as variações de sentimentos e emoções são frequentes, a sensação de falta de controle das situações somados à sobrecarga de trabalho têm posto os professores num constante estado de alerta. Diante desse contexto que refletiremos a partir dos estudos (BARRETO; ROCHA, 2021; GATTI, 2020; IMBERNÓN, 2006) esse texto objetiva apresentar os impactos da COVID-19 na saúde emocional do/a professor/a diante das novas exigências do trabalho em sua forma de home office. A pandemia evidencia as fragilidades da formação docente e ressalta as características da precarização do trabalho, uma vez que a grande maioria dos educadores tem dificuldades de lidar com as questões tecnológicas. Concluímos que O home office tem provocado prejuízos à saúde dos/das professores/as nesse contexto. A formação docente precisa contemplar algumas competências e habilidades que são necessárias na contemporaneidade, como a utilização de tecnologias.

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Biografía del autor/a

JACIARA DE OLIVEIRA SANTANNA SANTOS, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), UNEB.
Docente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, UNEB, Campus XX, Brumado, Bahia.
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas -
CEPECH/DCIE/UESC/BA UESB/BA, com registro no CNPQ. E-mail: jaciarasantanna@yahoo.com.br.

ANDREIA CRISTINA FREITAS BARRETO, UFBA/UNEB

Doutoranda em Educação (UFBA), Mestra em Educação em Ciências (UESC). Professora de
Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado na UNEB/ Campus XVIII. Email:
andreyafreitas@hotmail.com.

Citas

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Publicado

04-10-2021

Número

Sección

Dossiê - Da formação à prática pedagógica