Submissões abertas: Dossiê Educação Matemática na era da Inteligência Artificial
Educação Matemática na era da Inteligência Artificial
A revista Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino convida pesquisadores, professores e estudantes a submeterem artigos para um número especial dedicado à Educação Matemática na era da Inteligência Artificial (IA).
A ascensão da IA está transformando rapidamente nossa sociedade e a maneira como interagimos com o mundo. No campo da educação, essa tecnologia apresenta tanto oportunidades quanto desafios significativos. Ferramentas de IA podem personalizar o aprendizado, otimizar a avaliação e oferecer novas abordagens para o ensino de conceitos matemáticos complexos. Ao mesmo tempo, surgem questões urgentes sobre o papel do professor, o desenvolvimento do pensamento crítico e a equidade no acesso a essas tecnologias.
Este número especial busca ser um fórum para a discussão dessas e de outras questões pertinentes. Convidamos contribuições que abordem, mas não se limitem, aos seguintes temas:
- Oportunidades e Desafios: Uso de IA para personalizar o ensino e a aprendizagem da matemática, sistemas de tutoria inteligente e o impacto da IA na avaliação.
- Novas Competências: O desenvolvimento do pensamento computacional, da criatividade e da resolução de problemas em um contexto de IA.
- Formação de Professores: O papel e a formação de educadores matemáticos para a era da IA.
- Implicações Éticas e Sociais: O impacto da IA na equidade, na inclusão e nas desigualdades educacionais.
- Ferramentas e Práticas: Aplicações práticas da IA no ensino de matemática em diferentes níveis (educação básica, superior e continuada).
Orientações para a submissão
Os trabalhos devem ser originais, inéditos e redigidos em português, espanhol ou inglês. As submissões devem seguir as normas de formatação da revista Kiri-Kerê, disponíveis em nosso site.
- Prazo final para submissão: 30 de janeiro de 2026.
- Previsão de publicação: Primeiro semestre de 2026.
A submissão deve ser feita através do sistema de gerenciamento de periódicos da revista, acessível no link: Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino
Para mais informações, entre em contato com a equipe editorial pelo e-mail: [valdinei.cardoso@ufes.br].
Aguardamos com grande expectativa a sua contribuição para enriquecer este importante debate.
Comitê Editorial do Número Especial
Ailton Pereira Morila (UFES)
Bárbara Cândido Brás (UFPR)
Isaac Pinheiro dos Santos (UFES)
Lilian Akemi Kato (UEM)
Michele Carvalho de Barros (UTFPR)
Samuel Rocha de Oliveira (Unicamp)
Valdinei Cezar Cardoso (UFES)
Wellington Piveta Oliveira (UFPR)






