O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: Uma Proposta de Aula Investigativa e Experimental
Resumo
O presente texto relata a experiência de uma prática de ensino por investigação de funções inorgânicas que foi desenvolvida com alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública estadual. Trata-se de uma proposta de ensino baseada na aprendizagem ativa, como uma ferramenta para sair do ensino tradicional de recepção de conteúdo. A prática foi dividida em duas partes: uma de investigação, onde os alunos tinham que observar as fórmulas de algumas substâncias inorgânicas e organizar tais substâncias em conjuntos; na segunda parte os alunos testavam essas substâncias para certificarem-se da organização que haviam proposto. Com esse trabalho pode-se perceber a importância de inserir o aluno na construção do conhecimento, uma vez que atuando na estruturação da aprendizagem ele compreende melhor o conteúdo a ser estudado.
Downloads
Referências
CAÑAL, P. L.; LLEDO, A. I. ; P OSUELOS, F. J. ; TRAVÉ, G. Investigar en la escuela: elementos para una enseñanza alternativa. Díada Editora: Sevilla, 1997.
CUNHA, M. V. da. A Aprendizagem Ativa na Filosofia Educacional de John Dewey. Ribeirão Preto 2015. Disponível em <http://www2.espm.br/sites/ default/files/pagina/deweyaprendizagemativa.pdf> Acesso em: 25/08/2016.
FELTRE, R. Química Geral, vol. 1, 6 ed., Editora Moderna, São Paulo, 2004.
GIL PEREZ, D; VALDES CASTRO, P. La Orientación de Las Prácticas de Laboratorio como Investigación: Un Ejemplo Ilustrativo. Enseñanza de Las Ciencias, 14(2), 155-163, 1996.
HENNING, L. M. P. Estudo Sobre as Possíveis Ligações de Dewey à Tradição Comteana: respingos na filosofia e educação brasileira. Reunião Anual da Anped: sociedade, cultura e educação: novas regulações? Anais...Caxambu, ANPED, 2009.
MATEUS, A. Química na Cabeça. Editora. UFMG, Belo Horizonte, 2001
OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos. Dissertação (Mestrado na Educação Básica), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
QUEIROZ, S. L.; ALMEIDA, M. J. P. M. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência e Educação, Bauru, v.10, n.1, 2004.
SALESSE, A. M. T. A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (Especialização em Educação). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
SANTOS W. L. P. dos, Mól G. de S. (coords.). Química cidadã, v. 1, 2. ed. Editora AJS, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.