A DISCURSIVIDADE E A COMPREENSÃO DAS VOZES DOS OUTROS NAS FONTES HISTÓRICAS À LUZ DE MIKHAIL BAKHTIN E CARLO GINZBURG
Resumo
RESUMO: Este texto tem por objetivo analisar duas ideias/noções envolvidas nas pesquisas de perspectivas históricas, a saber: o caráter discursivo das fontes históricas e a compreensão das “vozes dos outros” e/ou “palavras alheias”. Assim, abordaremos, neste artigo, tendo em vista os seus limites, essas duas noções à luz de Mikhail Bakhtin e Carlo Ginzburg. Apesar de Bakhtin e Ginzburg serem autores que recorrem a procedimentos metodológicos distintos, porque colocam questões diferenciadas de análises, propomos, nesta publicação, as aproximações, seja na contribuição que trazem para a filosofia da linguagem, literatura, antropologia e historiografia, seja na maneira de nos “obrigar” a pensar de outra forma os objetos, conceitos e problematizações de nossos estudos.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Discurso na vida e discurso na arte. Tradução inédita de Cristovão Tezza do artigo Discourse in life and discourse in art, publicado como apêndice. Mimeografado.
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.
BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.
BRAIT, Beth; CAMPOS, Maria Inês Batista. Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Ed. Contexto, 2009.
COSTA, Deane Monteiro Vieira. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no Brasil e no Estado do Espírito Santo (1947-1963): um projeto civilizador. 2012. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
COSTA, Deane Monteiro Vieira Costa. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no Brasil e no Estado do Espírito Santo (1947-1963): um projeto civilizador. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a.
GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GINZBURG, Carlo. História noturna: decifrando o Sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A alfabetização na história da província/do Estado do Espírito Santo. Vitória, 2008. Mimeografado.
HANSEN, João Adolfo. Bakhtin – notas. São Paulo (mimeografado), 1994.
HOLQUIST, Michael; CLARK, Katerina. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
NOVA, Vera Casa. Lições de almanaque: um estudo semiótico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. As muitas faces da história: nove entrevistas. São Paulo: Unesp, 2000.
SALIM, Maria Alayde Alcantara. Desafios téorico-metodológicos do conhecimento histórico: a proposta de Carlo Ginzburg. In: SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcantara. Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.
SIMÕES, Regina; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História e historiografia no pensamento de Carlo Ginzburg: tecendo diálogos com a pesquisa histórica em educação. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da Educação II. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Mikhail Bakhtin: itinerário de formação, linguagem e política. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da Educação I. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.
BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.
BRAIT, Beth; CAMPOS, Maria Inês Batista. Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Ed. Contexto, 2009.
COSTA, Deane Monteiro Vieira. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no Brasil e no Estado do Espírito Santo (1947-1963): um projeto civilizador. 2012. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
COSTA, Deane Monteiro Vieira Costa. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no Brasil e no Estado do Espírito Santo (1947-1963): um projeto civilizador. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a.
GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GINZBURG, Carlo. História noturna: decifrando o Sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A alfabetização na história da província/do Estado do Espírito Santo. Vitória, 2008. Mimeografado.
HANSEN, João Adolfo. Bakhtin – notas. São Paulo (mimeografado), 1994.
HOLQUIST, Michael; CLARK, Katerina. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
NOVA, Vera Casa. Lições de almanaque: um estudo semiótico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. As muitas faces da história: nove entrevistas. São Paulo: Unesp, 2000.
SALIM, Maria Alayde Alcantara. Desafios téorico-metodológicos do conhecimento histórico: a proposta de Carlo Ginzburg. In: SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcantara. Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.
SIMÕES, Regina; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História e historiografia no pensamento de Carlo Ginzburg: tecendo diálogos com a pesquisa histórica em educação. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da Educação II. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Mikhail Bakhtin: itinerário de formação, linguagem e política. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da Educação I. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
28-12-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.