Educação ambiental em escolas do entorno do parque estadual de Itaúnas-ES

Autores

  • Geysa Mota Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2013) e mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Gustavo Machado Prado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos da Cunha Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo discute a presença da educação ambiental nas escolas do entorno do Parque Estadual de Itaúnas, Conceição da Barra - ES. Tem como metodologia a pesquisa qualitativa de caráter exploratória, com a utilização de entrevistas e pesquisa bibliográfica como procedimentos metodológicos. A partir da análise de conteúdo das entrevistas estabeleceram-se três categorias: características da educação ambiental formal; critérios de escolha dos temas relativos ao meio ambiente e ausência de formação continuada de professores em Educação Ambiental. A educação ambiental, nas escolas pesquisadas, apresenta um caráter tradicional e pragmático. No entanto, as ações de EA desenvolvidas nestas escolas constituem um esforço de professores comprometidos em trabalhar com as questões socioambientais.

 

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Biografia do Autor

Geysa Mota Santos, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2013) e mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo.

Universidade Federal do Espírito Santo

Gustavo Machado Prado, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Atualmente é Professor adjunto no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (Mestrado Acadêmico), exercendo as funções de Chefe do Departamento de Educação e Ciências Humanas e membro do Colegiado do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura). Desenvolve pesquisa nas áreas de Biodiversidade, Ensino e Currículo.

Marcos da Cunha Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Entomologia/Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Entomologia/Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atua no ensino superior desde 2001 e atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental do Núcleo de Práticas Pedagógicas em Biologia. Na UFES também é coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Entre 2009 e 2013 atuou como professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde fundou e foi tutor do Programa Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais e orientou no Programa de mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa e extensão em Ecologia, Educação ambiental e Ensino de ciências e Biologia.

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Publicado

01-12-2017

Edição

Seção

Artigos