Educação católica versus educação de Estado: a crítica do catolicismo ao modelo de educação prussiano
Résumé
No século XVII, a Prússia implementou um modelo de escolarização baseado em financiamento público-estatal, controle escolar por agentes do Estado e estabelecimento de conteúdo de aprendizagem centrado nos interesses deste, permitindo a implementação da escolarização obrigatória materializada legalmente em matrícula e frequência obrigatória de crianças em “idade escolar”. Atrelado a uma “razão de Estado”, o modelo escolar prussiano predominou na conformação dos Estados nacionais ao longo do século XIX, período no qual, discussões acerca da laicização das instituições públicas - dentre elas a escola - tomavam força. Crente na impossibilidade de educar sem a religião, a Igreja Católica tornou-se forte opositora a esse modelo no Brasil em fins do Império. Objetivando compreender os pontos nodais de tal oposição, concentramo-nos na análise de fontes documentais da Igreja e para o pensamento católico que avançam aos primeiros anos republicanos, situando o rompimento oficial entre Estado e Igreja.Téléchargements
Références
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01-12-2017
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