Modelagem matemática: descobrindo o volume em uma fôrma de bolo

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Neiva Mara Puhl Centro Universitário UNIVATES
  • Italo Gabriel Neide Centro Universitário UNIVATES

Resumo

desenvolvimento de uma intervenção pedagógica com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Sinop, MT, utilizando a Modelagem Matemática como metodologia de ensino. O tema escolhido pela professora foi volume de sólidos geométricos. Para a execução da atividade de Modelagem Matemática, os alunos foram divididos em cinco grupos. Aos alunos foi proposto um problema que consistiu em calcular o volume de massa de bolo que caberia numa fôrma, em formato de dois troncos de cone. A partir desta situação-problema, os alunos buscaram os dados necessários para a resolução do problema como as medidas do raio maior, do raio menor e da altura da fôrma. Em média, encontraram um volume próximo a 3.500cm3 de massa. Os resultados foram validados e evidenciaram que a aferição, bem como a aplicação do modelo matemático foram bem sucedidas. Ainda foi possível observar que atividades envolvendo Modelagem Matemática contribuíram e facilitaram a construção de conhecimentos, além de tornar as aulas mais dinâmicas, participativas e criativas.

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Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática (UFRGS, 1985), especialização em Educação Matemática (UNISC, 1997) e Gestão Universitária (Univates, 2007) e mestrado em Administração (UFRGS, 2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua no Centro Universitário Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias.

 

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Publicado

01-12-2017

Edição

Seção

Artigos