Práticas de monitoramento cognitivo em atividades de modelagem matemática

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Elise Cândida Dente Centro Universitário UNIVATES
  • Italo Gabriel Neide Centro Universitário UNIVATES

Resumo

O presente texto é uma resenha da tese de doutoramento desenvolvida por Rodolfo Eduardo Vertuan, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Paraná. O estudo descreve práticas de monitoramento cognitivo que ocorreram quando alunos do Ensino Médio e licenciandos em Matemática foram observados ao realizarem práticas de Modelagem Matemática.

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Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática (UFRGS, 1985), especialização em Educação Matemática (UNISC, 1997) e Gestão Universitária (Univates, 2007) e mestrado em Administração (UFRGS, 2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua no Centro Universitário Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias.

 

Elise Cândida Dente, Centro Universitário UNIVATES

É professora titular de três escolas do Vale do Taquari. Atuou como bolsista do Centro Universitário UNIVATES. Tem experiência na área de Matemática, Física e Astronomia.

Mestre em Ensino de Ciências Exatas. 

Italo Gabriel Neide, Centro Universitário UNIVATES

Possui Bacharelado (2004) e Mestrado (2007) em Física e Doutorado em Ciências (ênfase Física Teórica) (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós Doutor pela Universität Duisburg-Essen. Desenvolveu colaborações na PUC-Chile e University of New Mexico. Atualmente é professor do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, Modelos Teóricos Computacionais e Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática, Atrito Atômico, Tribologia e Simulações de Sistemas Físicos

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Publicado

01-12-2017

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações