O uso do hand talk como meio de inclusão para alunos com deficiência auditiva na educação profissional

Autores

  • Italo Douglas Costa Bandeira SENAI Santo Amaro
  • Júlio Cesar Camillo SENAI Ribeirão Preto – SP
  • Luiz Pereira da Costa Neto SENAI Santo Amaro – PE
  • Pedro Bancillon Ventin Muniz SENAI CIMATEC – BA
  • Renata da Purificação Pinto SENAI Feira de Santana – BA
  • Rejane Patrícia Brito Guimarães SENAI CETIQT

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar um estudo sobre a utilização, por parte dos docentes em educação profissional, da ferramenta informatizada Hand Talk para benefício de estudantes com necessidades auditivas, favorecendo a sua inclusão no ambiente profissional, contribuindo assim para uma maior inclusão social e com o aumento da autoestima. A partir disso, novas expectativas de futuro são apreciadas pelos Surdos, uma vez que os mesmos, através da comunicação auxiliada pelo aplicativo Hand Talk, conseguirão se comunicar com pessoas onde anteriormente havia uma comunicação limitada. A partir dessa motivação, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso da ferramenta Hand Talk no processo de inclusão de deficientes auditivos, enfatizando seus pontos favoráveis e desfavoráveis para utilização por surdos e ouvintes. Em suma, a utilização de aplicativo Hand Talk pode ser considerada como funcional e proveitosa, entretanto, ainda não é suficiente para promover um aprendizado ideal para Surdos. 

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Biografia do Autor

Italo Douglas Costa Bandeira, SENAI Santo Amaro

Pós graduado em docência no ensino técnico e tecnológico, engenheiro de telecomunicações, técnico em eletromecânica e Docente de educação profissional na área da Metalmecânica.

Júlio Cesar Camillo, SENAI Ribeirão Preto – SP

Engenheiro de Produção.
Especialista na Formação Pedagógica para Educação Profissional de Nível Médio.
Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Docente Metalmecânica

Luiz Pereira da Costa Neto, SENAI Santo Amaro – PE

Mestrando em engenharia mecânica, pós graduado em docência no ensino técnico e tecnológico, engenheiro mecânico, técnico em eletromecânica e Docente de educação profissional na área da Metalmecânica.

Pedro Bancillon Ventin Muniz, SENAI CIMATEC – BA

Engenheiro mecânico
Especialista em engenharia automotiva

Docente automotiva

Renata da Purificação Pinto, SENAI Feira de Santana – BA

Farmacêutica
Especialista em Farmacologia Clínica
Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

Docente Alimentos

Rejane Patrícia Brito Guimarães, SENAI CETIQT

Docente do curso de pós graduação em docência no ensino técnico e tecnológico, analista de ensino do CETIQT, MBA em gestão de pessoas, pós graduação em administração e planejamento educacional, graduada em pedagogia.

Referências

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Publicado

30-11-2018

Edição

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Artigos